Painel Político
A maior agência de notícias em seu Whatsapp do Brasil

Sesc apresenta espetáculo de dança que explora o corpo e suas possibilidades no espaço

0

dança2O Sesc Rondônia através do Núcleo de Dança Contemporânea, apresentará nesta quinta-feira (28), às 20h no Teatro 1 do Sesc, o espetáculo “Corponectivos”, um trabalho que desenvolve a  simetria do corpo humano e o espaço pessoal do movimento. A apresentação de dança contemporânea é dirigido e coreografado por Cristiana Peixoto, bailarina formada pela Universidade Estadual do Amazonas, seguindo a linha do bailarino e teórico Rudolf Laban, importante nome da dança, muito seguido pelos contemporâneos.

O cenário é criado pelo cenógrafo Ismael Barreto, é baseado em estudos de Laban, que é uma técnica que desenvolve as massas do corpo,ampliando uma arte conhecida como Dança Coral, onde um determinado número de pessoas se movem juntas criando uma coreografia de estrutura simples, formando uma junção de formas colaborativas. A famosa Kinesfera, uma esfera formada por diversos triângulos, é utilizada também como objeto cênico, interatividade que explica tanto o conceito, quando o título do espetáculo, segundo esclarece a coreografa. “É o resultado do nosso trabalho de experimentação do movimento e sensações e investigação das possibilidades de cada corpo”, explica a coreógrafa.

O espetáculo começou a ser montado em julho, mas os ensaios se tornaram mais intensos a partir de setembro. “Foi quando começamos a pensar juntos não só as coreografias, mas também cenário, figurino e maquiagem”, conta Cristina. Segundo a coreografa, esse espetáculo é um desejo antigo de ambas as partes, tanto da própria quanto do Sesc,  o Núcleo veio atender a uma demanda reprimida numa área que tem muitos talentos porém poucas opções. “Sabemos que há muitos bailarinos, sobretudo em grupos folclóricos como bumbás e quadrilhas e mais recentemente igrejas, porém pouca oportunidade de desenvolvimento artístico mais profundo para quem se interessa pela dança”, observa Fabiano Barros, coordenador de cultura do Sesc.

dançaSegundo Barros, a abertura do núcleo ofereceu gratuitamente essa oportunidade a dezenas de alunos. “Houve tanta procura que abrimos duas turmas, uma com turmas durante segunda à sexta-feira e outra turma nos somente nos sábados”, contou. O espetáculo “Corponectivos” reúne bailarinos alunos das duas turmas.

O grupo

“Corponectivos” é um grupo formado pelos bailarinos,  Andrea Melo, Natanael Sussuarana, Silmara Sales, Cáio Borges, Leonardo Scantbelruy, Ana Paula Venâncio, Rafael Barros,  Simone Norberto, Bruno Selleri, Rafaele Silva, Vania Souza , Isabel Oliveira, Iris Mendes, Felipe Maia, Mahmoud Baydoun fará sua estreia, desde que o Núcleo foi aberto em Abril de 2013.

O espetáculo conta ainda com a produção de Aldenice Almeida, também aluna do Núcleo. “Alguns de nossos bailarinos preferiram ficar nos bastidores, sem deixar de participar desse grande momento para o grupo que é a apresentação do trabalho”, comentou.

A apresentação é gratuita.

Comentários
Carregando