fbpx
Sessão solene em homenagem ao Dia do Fonoaudiólogo

Léo Moraes foi o proponente do ato que entregou voto de louvor a profissionais da área

O deputado Léo Moraes (PTB) foi o proponente da sessão solene realizada na tarde desta sexta-feira (9), no Plenário da Assembleia Legislativa, para a entrega de voto de louvor aos fonoaudiólogos do Estado. O ato devido ao dia 9 de dezembro, Dia do Fonoaudiólogo.

Léo Moraes disse ser uma satisfação realizar um evento voltado a reconhecer e valorizar uma profissão de extrema importância para a comunicação humana.

O parlamentar comentou que durante a corrida eleitoral, enquanto candidato ao cargo de prefeito da capital, precisou do apoio de um profissional da área e pode verificar o quão fundamental é a atividade para a correção dos distúrbios da linguagem.

Léo Moraes agradeceu a presença de todos, parabenizou os profissionais fonoaudiólogos pela data especial e afirmou que a atividade deve ser inserida e reconhecida como atividade determinante, não somente na área da saúde, mas na área da educação. O parlamentar disse reconhecer a luta dos profissionais para a valorização da área e a inclusão da assistência no Programa Saúde da Família.

A coordenadora do curso de Fonoaudiologia das Faculdades Integradas Aparício Carvalho (Finca), Tatiana de Andrade Lopes, agradeceu ao deputado Léo Moraes pela homenagem e ressaltou que, felizmente, a atividade está ganhando cada dia mais espaço. A coordenadora disse ser grata por ter iniciado sua carreira em Rondônia, onde teve a oportunidade de passar experiências fundamentais para seu crescimento profissional.

A coordenadora do Curso de Fonoaudiologia do Centro de Universitário São Lucas, Viviane Castro de Araújo, destacou que a fonoaudiologia nasceu da assistência à educação especial e compreende ações nos distúrbios da comunicação humana, “no que compete à audição, fala, voz, linguagem, escrita, leitura e todas as habilidades que fazem do homem um ser inserido nas mais diversas funções sociais”, frisou.

A conselheira efetiva do Conselho Regional de Fonoaudiologia – 5ª Região, Virgínia Braz da Silva, ressaltou a necessidade de mais profissionais nas Unidades Básicas de Saúde, hospitais e centros de reabilitação. Ela frisou que o número de fonoaudiólogos disponíveis para atendimentos é tão escasso, que poucos foram os que conseguiram liberação para estarem presentes na solenidade de homenagem.

Virgínia destacou a importância de se levar a fonoaudiologia para dentro das escolas, onde, segundo ela, os professores pedem por socorro sempre que são realizadas atividades com alunos das escolas públicas.

“Não existe escassez de trabalho, tem até muito trabalho. O que nos falta é oportunidade, e isso podemos criar, cobrar e exigir dos nossos governantes”, declarou a conselheira.

O gerente de Formação e Capacitação, Marcos Antônio Schereider, representando a Seduc, disse considerar a iniciativa do deputado Léo Moraes um ato louvável em reconhecimento, tanto à atividade quanto aos profissionais da área.

Schereider se comprometeu a levar a reivindicação das profissionais para a secretária de Estado de Educação, Fátima Gaviolli, pois, segundo ele, após analisar o pronunciamento durante a solenidade, pode realmente constatar a carência da atividade no núcleo de saúde escolar.

Léo Moraes solicitou de Marcos Antônio Schereider que seja agendada com a secretária Fátima Gaviolli uma reunião para que os temas fonoaudiologia e educação, possam ser discutidos de forma mais ampla, visando atender as necessidades, tanto das profissionais, quanto de quem precisa da assistência.

Após a entrega das homenagens, vários representantes da fonoaudiologia em Porto Velho relataram as dificuldades e as necessidades da classe no Estado e agradeceram ao deputado pelo reconhecimento.

Ao final da solenidade, Léo Moraes mais uma vez parabenizou todos os profissionais pela data comemorativa e colocou seu gabinete à disposição para a elaboração de projetos e pesquisas que venham reconhecer e valorizar ainda mais a atividade em Rondônia.

Painel Político, principal fonte de informações políticas de Rondônia. Com noticiário completo sobre economia, variedades e cultura.

Deixe uma resposta