Seu celular poderá ser carregado com movimentos corporais

Seu celular poderá ser carregado com movimentos corporais

Em vez de procurar por uma tomada, que tal fazer uma caminhada?

Apesar dos avanços nos aparelhos portáteis, a necessidade de conectá-los à uma fonte de energia para carregá-los ainda parecia longe de ser superada. Até agora. Pesquisadores chineses desenvolveram um dispositivo à base de papel que pode alimentar baterias apenas com movimentos do corpo.

A equipe tentava há alguns anos criar aparelhos que pudessem aproveitar a energia mecânica gerada pelas pessoas, por meio, por exemplo, de caminhadas. No entanto, as peças desenvolvidas no início da pesquisa eram pesadas e demoravam horas para carregar os dispositivos usados como teste.

Os cientistas, então, apostaram em um material diferente para o gerador: papel, em inspiração no “papercut”, a arte de cortes do material feita desde o século VI na China. A intenção era criar uma ferramenta mais eficiente e leve. Depois, o produto foi revestido com ouro e grafite, responsáveis por armazenar a energia acumulada. Resultado: o tempo para a carga total passou de horas para minutos.

Por enquanto, o dispositivo só foi testado em aparelhos que consomem menos bateria, como controles remotos e relógios de pulso. Mas os pesquisadores acreditam que já é um passo para, no futuro, carregarmos celulares e notebooks com os nossos movimentos.

Fonte: veja.com

Deixe sua opinião via Facebook abaixo!
Anterior «
Próximo »

Deixe uma resposta

Direto de Brasília