fbpx
Sistema do Fies será aberto para novos contratos a partir do dia 23
[su_frame align=”right”] [/su_frame]Os estudantes interessados em aderir ao Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) poderão fazer sua inscrição para novos contratos a partir do dia 23 de fevereiro. A solicitação deve ser realizada até 30 de abril. Antes, a adesão podia ser feita a qualquer momento.

Segundo o MEC (Ministério da Educação), os estudantes que aderirem ao fundo de financiamento até 29 de março não estarão sujeitos às mudanças feitas pela portaria, no final do ano passado. Os que aderirem a partir de 30 março deverão ter obtido média de pelo menos 450 pontos no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) a partir de 2010 e não ter zerado a redação.

As inscrições do Fies foram suspensas no início do ano para adequação às novas normas. Desde o final de janeiro, o sistema está aberto para renovação de contratos. As mudanças no Fies causaram polêmica no setor pela possível redução de contratos. O fundo oferece cobertura da mensalidade a juros de 3,4% ao ano. O contratante só começa a quitar o financiamento 18 meses depois de formado.

Semana passada, a pasta decidiu rever o percentual de reajuste das mensalidades aceito para aditamento de contratos em vigor de até 4,5% para 6,4%.

Alan Alex é jornalista, editor do site e da coluna Painel Político. Natural de Porto Velho foi criador e editor do site Portal364, trabalhou na redação dos jornais Diário da Amazônia, Folha de Rondônia, revista Painel Político, foi assessor de imprensa, é roteirista, editor de conteúdo e relações públicas. Também atuou como repórter de TV e rádio. É filiado à ABRAJI.

Deixe uma resposta