Sob sigilo, MEC investiga fraudes no FIES em Rondônia

Algumas IES teriam cometido fraudes no sistema de financiamento

Brasília – O Ministério da Educação encaminhou à Polícia Federal dados curiosos sobre algumas instituições de ensino superior em Rondônia, que estão sendo investigadas em um inquérito sigiloso.

Os dados dizem respeito à supostas fraudes que estariam sendo cometidas no FIES e ainda a vendas de vagas em cursos disputados.

Em setembro deste ano, denúncias de fraudes na aprovação de alunos mediante pagamento de propina e cobrança indevida de funcionários para liberação de contratos pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), envolvendo a maior universidade privada de Mato Grosso, vieram à tona. As irregularidades estariam sendo cometidas há pelo menos dois anos.

O mesmo ‘modus operandi’ estaria acontecendo em algumas instituições em Rondônia.

Alan Alex é jornalista, editor do site e da coluna Painel Político. Natural de Porto Velho foi criador e editor do site Portal364, trabalhou na redação dos jornais Diário da Amazônia, Folha de Rondônia, revista Painel Político, foi assessor de imprensa, é roteirista, editor de conteúdo e relações públicas. Também atuou como repórter de TV e rádio. É filiado à ABRAJI.

Participe do debate. Deixe seu comentário