SUS anuncia novo medicamento para pacientes com HIV

Dolutagravir será usado por novos pacientes através do Sistema Único de Saúde, de acordo com o governo

O Ministério da Saúde anunciou nesta quarta-feira (28) um novo medicamento para novos pacientes em tratamento contra a Aids e HIV pelo Sistema Único de Saúde. Trata-se do Dolutagravir. A droga é diferente da que é usada atualmente.

De acordo G1, com informações do governo, 2017 começará com 100 mil pacientes iniciando o tratamento contra a doença, já com o novo medicamento. Pacientes poderão ter o remédio com um desconto de 70,5%.

“Estamos oferecendo esse tratamento sem impacto orçamentário”, afirmou Adele Benzaken, diretora do ministério.

A orçamento da pasta tem para a compra do remédio do tipo é de R$ 1,1 bilhão. Também poderão usar o medicamento pacientes que não fazem tratamento contra o HIV, mas que apresentam resistência aos medicamentos usados hoje, como tenofovir, lamivudina e efavirenz.

NÚMEROS

De acordo com o ministério, o número de brasileiros em tratamento, entre 2005 e 2016, passou de 165 mil para 483 mil. Só neste ano, 48 mil novas pessoas iniciaram o tratamento.

Painel Político, principal fonte de informações políticas de Rondônia. Com noticiário completo sobre economia, variedades e cultura.

Participe do debate. Deixe seu comentário