Tecnologias digitais favorecem ambiente rural

Professor da Esalq/USP fala sobre termos como e-agriculture e o futuro da agricultura na era digital

O Brasil Rural de hoje (21) volta a falar sobre tecnologia no campo. Você já ouviu falar no termo e-agriculture? A cada dia que passa, o ambiente rural entra mais na era digital. Quem fala conosco sobre este tema, é o professor do Departamento de Engenharia de Biossistemas da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), da Universidade de São Paulo (USP), Iran Oliveira.

Segundo o professor, a tendência é que essa tecnologia chegue ao produtor atráves de um celular. “O e-agriculture vem facilitar a vida do consumidor dando a ele informações básicas sobre a origem do produto, ao mesmo tempo relacionando ao histórico de produção dos animais. Por um lado, facilita para o consumidor na compra de produtos de boa qualidade e origem, e por outro, facilita ao fazendeiro, ao produtor, a ter um controle maior da sua produção”, esclareceu.

Tecnologia no campo

Iran fala também sobre o bem-estar dos animais e os desafios para o futuro. “Dentro dessa visão de precisão da agricultura e do agronegócio de maneira geral, a gente começa a falar da irrigação de precisão e a questão também da redução dos agrotóxicos nos sistemas produtivos. Então é um somatório de ações que casam com a ideia da sustentabilidade do negócio agrícola”, diz ele.

O Brasil Rural vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 5h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional AM Rio; e sábado, às 5h, pela Rádio Nacional do Alto Solimões e, às 7h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional da Amazônia.

Fonte: Brasil Rural

Painel Político, principal fonte de informações políticas de Rondônia. Com noticiário completo sobre economia, variedades e cultura.

Participe do debate. Deixe seu comentário