Temer já demitiu mais de cem servidores do governo por dia útil

O presidente em exercício Michel Temer vem demitindo mais de cem funcionários por dia útil. De acordo com a colunista Mônica Bergamo, da Folha de S. Paulo, foram exonerados 324 servidores desde a sexta-feira (13).

A sexta-feira 13 deve ter sido mesmo das “bruxas” para muitos funcionários, já que este foi o pior dia de demissões, quando 170 pessoas foram exoneradas, boa parte delas de cargos de confiança, como os de assessor especial, diretor de departamento, secretário, secretário-executivo e chefe de gabinete. Na segunda-feira (16) mais 84 funcionários tiveram de limpar suas gavetas. Na terça (17), 70 servidores foram demitidos.

A retirada do jornalista Ricardo Melo do cargo de diretor-presidente da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), que controla a TV estatal, foi a exoneração mais polêmica até o momento. Melo tinha mandato de quatro anos na posição e acionou a Justiça para contestar a medida de Temer.

Outro corte foi a de Francisco Bosco, presidente da Fundação Nacional de Artes (Funarte), e as dos secretários-executivos Luiz Cláudio Costa, do Ministério da Educação, Marivaldo Pereira, da Justiça, Maria Fernanda Coelho, do Desenvolvimento Agrário, Carlos Klink, do Meio Ambiente, e Francisco Gaetani, do Planejamento.

O fotógrafo oficial de Dilma Rousseff, Roberto Stuckert Filho, também foi exonerado na própria sexta (13), além das Secretárias da presidente, que também foram dispensadas.

O ex-ministro Advocacia-Geral da União (AGU) José Eduardo Cardozo, foi integrado à equipe de Dilma Rousseff, mas não tem mais direito a residência e a carro oficial. Cardozo agora está se locomovendo pela capital de bicicleta.

Alan Alex é jornalista, editor do site e da coluna Painel Político. Natural de Porto Velho foi criador e editor do site Portal364, trabalhou na redação dos jornais Diário da Amazônia, Folha de Rondônia, revista Painel Político, foi assessor de imprensa, é roteirista, editor de conteúdo e relações públicas. Também atuou como repórter de TV e rádio. É filiado à ABRAJI.

1 thought on “Temer já demitiu mais de cem servidores do governo por dia útil

  1. Muito bem… as exonerações são necessárias… desde que ele não exonere 170 e nomeia 500. É pra enxugar a folha?, então use de moderação caso contrário vai ficar do mesmo jeito.

Deixe uma resposta