TJ anula lei que obriga apresentar exames para fazer esporte em escolas do DF

A Justiça anulou a lei que obriga a apresentação de exames clínicos para praticar esporte nas escolas do Distrito Federal. Na última terça-feira (3), o Conselho Especial do Tribunal de Justiça considerou a regra inconstitucional, atendendo a um pedido do Ministério Público. A decisão foi unânime.

Pela argumentação, a lei não era razoável porque “condicionava a efetivação da matrícula na escola à apresentação anual do atestado” – seja na rede pública quanto na particular. Para o MP, isso configura restrição do acesso à educação.

No pedido, o MP também afirmou que a norma esbarra na obrigação de o Estado incentivar práticas esportivas.

“A lei é desproporcional, principalmente para a população de baixa renda que não tem acesso fácil ao sistema de saúde pública nem para questões mais graves, ainda mais para pedir um atestado médico”, defendeu o procurador-geral, Leonardo Bessa.

A lei tinha sido vetada pelo governador Rodrigo Rollemberg. No entanto, o veto dele foi derrubado pela Câmara Legislativa, que acabou “ressuscitando” o projeto.

Fonte: g1/df

Painel Político, é um blog de notícias de Rondônia, com informações sobre política regional, nacional, economia, jurídico e variedades. Siga-nos nas redes sociais, visite-nos diariamente e fique sempre bem informado.

Deixe uma resposta