fbpx
Travestis e transexuais já podem pedir uso de nome social no Enem

Travestis e transexuais que vão usar o nome social nesta edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já podem fazer a solicitação pelo site do exame. O prazo termina às 23h59 do dia 4 de junho.

Conforme o edital, o participante deve encaminhar documentos que comprovem a condição que motiva a solicitação de atendimento pelo nome social, como fotografia atual e cópia de documento de identificação.
Aqueles que tiverem o pedido negado serão avisados por e-mail e terão três dias para o envio de um novo documento comprobatório. Caso o documento enviado não seja aceito, o participante fará o exame conforme nome civil.
Na última edição do Enem, 407 pessoas foram atendidas por seus nomes sociais durante o exame. O número é considerado quatro vezes maior do que em 2014, primeiro ano da entrada em vigor da medida. Naquele ano, 102 pessoas trans usaram o nome social durante a aplicação da prova. Já em 2015, esse número passou para 278, conforme informações do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Painel Político, é um blog de notícias de Rondônia, com informações sobre política regional, nacional, economia, jurídico e variedades. Siga-nos nas redes sociais, visite-nos diariamente e fique sempre bem informado.

Deixe uma resposta