Painel Político
A maior agência de notícias em seu Whatsapp do Brasil

TRE recebe pedido de 451 candidaturas

0

O Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia recebeu o pedido de 451 registros de candidaturas em seu plantão eleitoral que o manteve em atividade desde as sete da manhã até às 19 horas deste sábado, 5, conforme estipula a Lei. Sábado foi o último dia estabelecido pela Legislação para que os partidos políticos e coligações apresentem o requerimento de registro de candidaturas.

Um balanço parcial desse plantão eleitoral aponta que além dos 451 pedidos de registro de candidaturas, os 30 partidos aptos a disputarem as eleições deste ano formaram quatro coligações majoritárias e oito coligações proporcionais (candidaturas a deputado federal e estadual). O Partido dos Trabalhadores, por exemplo, apresentou apenas pedido de registro para a candidatura a governador do Padre Ton e para deputado federal e deputado estadual. De acordo com o próprio candidato petista, o partido vai apoiar para O Senado o empresário e atual senador Acir Gurgacz (PDT).

PCB fora do pleito

De todos os partidos habilitados à disputa do pleito, apenas o Partido Comunista Brasileiro, um dos mais antigos em atividade, não lançou nenhum candidato nem coligou com outras agremiações. O PCB, portanto, está fora das eleições em Rondônia este ano.

Listão sai na terça

Com a conclusão da conferência dos dados e documentação, o TRE deverá publicar, no máximo até a próxima terça-feira, dia 8, edital com a relação completa dos candidatos apresentados pelos partidos e coligações. Segundo o coordenador de registro de Candidaturas do TRE-RO, Marcelo Marinho, os candidatos que eventualmente tenham sido esquecidos pelos partidos terão prazo de 48 horas, a contar da publicação do edital, para requerer o registro da própria candidatura,

Tribunal da Cidadania

Além dos cerca de 30 servidores que permaneceram de plantão durante todo o dia de sábado, o presidente do TRE, desembargador Moreira Chagas, também ficou de plantão durante todo o dia, supervisionando o trabalho e à disposição para conversar com algum candidato que assim o solicitasse. Na quinta e na sexta-feira, o desembargador Moreira Chagas já havia recepcionado em seu gabinete, sempre acompanhados de seus advogados, a candidata Jaqueline Cassol (PR), na quinta, e Expedito Júnior (PSDB), na sexta-feira.

No sábado ele ficou à disposição caso algum candidato solicitasse uma conversa. Como presidente de uma instituição que trabalha diretamente com um dos principais valores da cidadania, o presidente do TRE-RO afirma que os políticos são parte substancial do público-alvo do Tribunal e por isso está sempre disposto a ouvi-los, quando assim for solicitado, sobretudo neste momento em que suscitam algumas dúvidas.

“Este é o Tribunal da Cidadania e, como seu dirigente, estarei sempre à disposição do nosso público, seja eleitor, seja candidato”, reitera o desembargador Moreira Chagas.

Comentários
Carregando