Trump prepara discurso de posse inspirado em Reagan

O futuro presidente americano deve ressaltar seus planos para revigorar a economia do país, assim como fez Reagan.

O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, passou o Natal com a família na Flórida e está preparando seu discurso de posse, pedra angular de seu mandato. O texto deve ser inspirado no estilo do ex-presidente republicano Ronald Reagan, que governou o país entre 1981 e 1989.

Depois de ter citado, durante a campanha presidencial, os ex-presidentes democratas John F. Kennedy e Franklin D. Roosevelt, assim como o republicano Abraham Lincoln, o presidente eleito planeja retomar no dia 20 de janeiro a “fala direta” de Reagan. O orador populista, porém, não escreve sozinho. O principal redator de seu discurso será o jovem californiano Stephen Miller, ex-conselheiro do futuro ministro da Justiça Jeff Sessions, que já escreveu o texto de Trump para a convenção do Partido Republicano.

Em 1981, depois de começar seu discurso com um agradecimento ao seu antecessor, Ronald Reagan afirmou que os Estados Unidos enfrentavam “um mal econômico de grande amplitude”. Prometeu reformar o regime fiscal e elogiou os méritos do livre comércio, dois temas que marcaram seus oito anos no poder. “Nesta crise atual, o Estado não é a solução para nosso problema. O Estado é o problema”, afirmou. Embora os assessores de Trump digam que o milionário ainda não definiu o tema principal de seu discurso, entre suas prioridades deve figurar o alívio dos encargos sobre as empresas para reativar a economia.

Fonte: veja.com

News Reporter

Deixe uma resposta