Urgente: Café Madeira desaba com a chuva

O prédio do Café Madeira (antigo Mirante I) desmoronou na noite desta segunda-feira com a forte chuva que caiu sobre Porto Velho. O prédio estava interditado desde janeiro deste ano e seria demolido. A defesa civil aguardava a elaboração de laudos técnicos da própria prefeitura e do Corpo de Bombeiros.

A edificação de dois pisos onde funcionava o Café Madeira fica bem em cima de uma galeria pluvial. O chefe da Divisão de Minimização de Desastres da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de Porto Velho, Natanael Castro Moura, informa que esta galeria foi construída com quadros encaixados e o quadro que ficava em contato com o rio foi derrubado pelos banzeiros. Com isso, a água drenada da chuva passou a se infiltrar nas paredes, aumentando a erosão e danificando ainda mais a galeria.

Além do Café Madeira, o Mirante III também foi interditado no início deste ano porque corre risco de desabamento. No local está construída uma igreja e um restaurante, que está proibido de funcionar. De acordo com a Defesa Civil, neste e outros pontos da margem do Madeira do centro da cidade de Porto Velho, o barranco está estabilizado. A prefeitura está negociando um recurso junto à Santo Antônio Energia para estender até a ponte do Madeira, a proteção de pedras (enrocamento) feito na margem do rio desde a usina até o bairro Triângulo. Também está prevista a medida de contenção na margem esquerda do rio, na frente da comunidade de São Sebastião. O trabalho poderá ser custeado pela Santo Antônio Energia, com uma contrapartida da prefeitura, segundo o coordenador da Defesa Civil Municipal, coronel Pimentel.

Deixe sua opinião via Facebook abaixo!
Anterior «
Próximo »

Alan Alex é jornalista, editor do site e da coluna Painel Político. Natural de Porto Velho foi criador e editor do site Portal364, trabalhou na redação dos jornais Diário da Amazônia, Folha de Rondônia, revista Painel Político, foi assessor de imprensa, é roteirista, editor de conteúdo e relações públicas. Também atuou como repórter de TV e rádio. É filiado à ABRAJI.

  • twitter
  • googleplus

Deixe uma resposta

Direto de Brasília