URGENTE: Coréia do Norte lança míssil balístico

Testes foram confirmados por forças armadas americanas

A Coréia do Norte lançou um míssil balístico no Mar do Japão na sexta-feira, dois funcionários dos EUA confirmaram à Fox News.

O míssil foi avaliado como um KN-17, um ex-míssil Scud que as autoridades acreditam estar sendo testado para um dia de navios-alvo.

O míssil voou aproximadamente 25 milhas (30-40 km) e ficou no ar por aproximadamente 15 minutos, até explodir, disseram os oficiais dizem Fox News. O KN-17 foi lançado de Pukchang.

Não está claro se este lançamento de mísseis foi bem-sucedido.

O Comando do Pacífico dos EUA e o Comando Estratégico dos EUA ainda estão avaliando.

“A Coréia do Norte disparou um míssil não identificado de um local na vizinhança de Bukchang em Pyeongannam-do (província de Pyeongan do Sul) no início desta manhã”, disse o Estado-Maior Conjunto (JCS) em uma declaração à Agência de Notícias Yonhap.

O JSC está analisando o tipo e a distância de vôo do projétil.

Este incidente segue uma tentativa de lançamento de mísseis no início deste mês que falhou.

Ele também vem num momento em que a administração Trump está considerando como lidar com a ameaça da Coréia do Norte.

No ano passado, Pyongyang tentou lançar um míssil Musudan em 15 de abril, uma data auspiciosa em que milhões celebram o aniversário de Kim II Sung. O regime secreto e isolado já teve vários testes de lançamento de mísseis este ano.

Na sexta-feira, o secretário de Estado Rex Tillerson disse às Nações Unidas para tomar novas sanções contra a Coréia do Norte.

Alan Alex é jornalista, editor do site e da coluna Painel Político. Natural de Porto Velho foi criador e editor do site Portal364, trabalhou na redação dos jornais Diário da Amazônia, Folha de Rondônia, revista Painel Político, foi assessor de imprensa, é roteirista, editor de conteúdo e relações públicas. Também atuou como repórter de TV e rádio. É filiado à ABRAJI.

Participe do debate. Deixe seu comentário