Usando bloqueador de trava elétrica, ladrão é flagrado por câmera de segurança; assista

A audácia dos bandidos em Porto Velho parece não ter limites. Esta semana, uma câmera de segurança de uma empresa flagrou a ação de um marginal que usou um sistema de bloqueio de sinal de rádio para evitar que a vítima travasse seu carro. Em plena luz do dia, diante de várias pessoas, ele entra no veículo e só não levou a bolsa da mulher, porque testemunhas o assustaram.

O vídeo vem sendo compartilhado desde a última terça-feira em grupos de Whatsapp. O bandido estava em um Gol vermelho, de placas NEF 1216. Ele passa pelo local, vê quando a vítima estaciona e pressiona o controle remoto da trava. Neste momento, ele usa o aparelho que bloqueia o sinal, impedindo a trava de funcionar. A mulher não percebe que seu carro continua aberto e entra na loja.

Segundos depois o bandido entra calmamente pela porta traseira do veículo da vítima e sai com a bolsa. Nas imagens é possível perceber que algo (ou alguém) chama sua atenção. Ele deixa a bolsa no chão e vai embora tranquilamente. Veja as imagens:

Se você é do tipo de que fecha a porta e aperta o travamento enquanto sai andando, é bom mudar de hábito. É exatamente nessa hora que os bandidos, escondidos, acionam o Chapolin, como é conhecido o dispositivo, para impedir o travamento e o acionamento do alarme ou copiar o código do controle. Depois que o motorista perde o carro de vista, eles simplesmente abrem a porta que teve o travamento impedido — ou as destravam com o código copiado, retiram o que tiver de interesse, fecham o carro e vão embora, como se estivessem tirando seus pertences de seu próprio carro. Alguns até trancam as portas de volta.

LF_asx

Como você pode se proteger?

Em primeiro lugar, pare de usar o controle remoto longe do carro. Procure sempre acionar o controle o mais próximo possível, sempre verificando a presença de tipos suspeitos por perto. É bem provável que você já faça isso, mas comece a verificar que as portas estão travadas antes de se afastar. Claro: não deixe objetos de valor, muito menos os documentos dentro do carro. Se preferir, vale até voltar a trancar as portas com a chave, para evitar deixar o sinal eletrônico no ar pronto para ser capturado por algum desocupado.

Lembre-se que há dois tipos de aparelhos: o que impede o travamento, e o outro, capaz de clonar o controle. Contudo, procure se informar a respeito do funcionamento do seu controle original, pois já há algum tempo que os sistemas mais modernos trabalham com uma série de códigos que são alterados automaticamente cada vez que o alarme/travamento é acionado.

Alan Alex é jornalista, editor do site e da coluna Painel Político. Natural de Porto Velho foi criador e editor do site Portal364, trabalhou na redação dos jornais Diário da Amazônia, Folha de Rondônia, revista Painel Político, foi assessor de imprensa, é roteirista, editor de conteúdo e relações públicas. Também atuou como repórter de TV e rádio. É filiado à ABRAJI.

Deixe uma resposta