Painel Político
A maior agência de notícias em seu Whatsapp do Brasil

Vacinação contra a raiva será realizada em Porto Velho

0

A campanha de vacinação antirrábica, que tradicionalmente acontece no mês de setembro concentrada em uma única data, sempre próximo ao dia 28 de setembro, dia mundial da raiva, será executada este ano de forma diferente. A proposta da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), que por meio do Departamento de Controle de Zoonoses (DCZ) realiza a imunização entre os animais é programar diferentes ações conforme as regiões da cidade.

“Queremos estabelecer um calendário dentro do mês de setembro dividido em etapas, atendendo as zonas sul, leste, oeste, norte e centro. Em vez de um sábado apenas, serão cinco, atendendo a cada uma das regiões, possibilitando que a meta seja alcançada mais facilmente”, explicou o secretário da Semusa, Domingos Sávio, ao comentar que de acordo com dados históricos do DCZ, há praticamente cinco anos o município não consegue ultrapassar a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde de 80% de cobertura vacinal. “A cidade vem crescendo e devido a expansão territorial encontramos dificuldades em alcançar a criação de cães e gatos das áreas periféricas, onde o número de animais soltos é grande”, destacou Domingos.
Em 2013 foram vacinados cerca de 62 mil caninos e felinos durante a campanha e aproximadamente 400 bichos ao longo do ano. O último caso de raiva registrado em Porto Velho aconteceu no ano de 2004. A programação deverá ser divulgada em breve. O Diretor do Departamento reforça apenas a população no geral a importância da imunização e pede para que neste caso, não os bichinhos de estimação não sejam encaminhados por menores de 18 anos, seja na vacinação de rotina realizada do DCZ de segunda a sexta, em horário comercial, ou na própria campanha. “Conter o animal é de responsabilidade do dono, pedimos a compreensão de todos para que possamos realizar este trabalho com os cuidados devidos, garantindo assim a saúde de todos”, finalizou Rodrigo Antonio Golin.
Fonte: Comdecom

Comentários
Carregando