Painel Político
A maior agência de notícias em seu Whatsapp do Brasil

Veja dicas para economizar energia elétrica em casa

0

Diversos bairros de São Paulo têm sofrido com a falta de energia elétrica neste início de ano em função das fortes chuvas que têm atingido a capital paulista. Ventos de até 85 km/h foram registrados, o que ocasionou a queda de árvores sobre as fiações e dificultou o funcionamento da rede elétrica.

Além disso, São Paulo, assim como outros Estados do País, tem lidado com o baixo nível dos reservatórios das hidrelétricas, o que obriga as distribuidoras de energia a recorrerem às termoelétricas, que produzem energia mais cara, para manterem o abastecimento.

Recentemente, o governo também autorizou as distribuidoras a usarem o sistema de bandeiras tarifárias, que consiste em indicar ao consumidor se a tarifa cobrada no período vai ser mais cara.

Veja algumas dicas para economizar energia, segundo a Eletrobras e o Inmetro:

1 – Lâmpada fluorescente
As lâmpadas fluorescentes, principalmente as compactadas, apesar de mais caras do que as incandescentes, são as mais indicadas para utilizar em casa. Esse tipo de lâmpada dura oito vezes mais do que as incandescentes e consome menos energia. O consumidor deve ficar atento para descartá-la, porque o vapor de mercúrio em sei interior é nocivo à saúde.

2 – Stand-By
Evite deixar os aparelhos eletrônicos em stand-by (modo de espera). Tire da tomada aparelhos como DVD, videogame e computador quando não os estiver utilizando.

3 – Benjamin
Evite o uso de benjamins. O acúmulo de aparelhos numa mesma tomada pode causar aquecimento e aumentar as perdas elétricas.

4 – Chuveiro elétrico
O chuveiro é um dos aparelhos que mais consome energia. Evite utilizá-lo no horário de pico, das 18h às 21h, quando o uso da carga de energia é maior.

5 – Geladeira
Ao lado do chuveiro, a geladeira é o eletrodoméstico que mais consome energia. Entre as dicas de uso, certifique-se de não utilizar a parte traseira para secar panos ou roupas e descongele-a regularmente, para evitar camadas de gelo, que aumentam o consumo de energia. Também não deixe a geladeira próxima ao fogão, porque um aparelho atrapalho o funcionamento do outro.

6 – Iluminação interna
Na hora de pintar as paredes, cores claras devem ajudar a ter economia de energia, porque refletem melhor a luz, o que diminui a necessidade do uso de lâmpadas.

7 – Procel
Opte por eletrodomésticos e eletrônicos com o selo Procel. Segundo o Inmetro, aparelhos indicados com o selo apresentam melhor desempenho quanto ao consumo de energia.

Terra

Comentários
Carregando