Painel Político
A maior agência de notícias em seu Whatsapp do Brasil

Veja seis sintomas que podem indicar que você sofre de hipertensão

0

Também conhecida popularmente por pressão alta, é um dos principais fatores agravantes para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares; veja sintomas e tratamento

De acordo com dados do Ministério da Saúde, a hipertensão é uma doença que atinge cerca de 25% da população brasileira. Também conhecida por pressão alta, é um dos principais fatores agravantes para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, que são a maior causa de morte no Brasil e no mundo.

“Ela é muito assintomática. A maioria das pessoas não sente nada”, afirma Celso Amodeo, cardiologista do Hospital do Coração (HCor), sobre a hipertensão. E esse é um dos aspectos que dificulta o diagnóstico e o consequente tratamento da doença.

“Para fazer diagnóstico de hipertensão, a pressão arterial tem que ser medida em repouso, por um profissional habilitado, e, pelo menos em duas vezes consecutivas, ser constatada a elevação com valores superiores a 14 por 9”, alerta Fernando Alves, cardiologista do hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo.

anuncio_clinica2
Na clínica Mais Saúde você pode realizar seus exames

 

Celso também recomenda que não se meça pressão em casa, pois além de não haver um profissional tecnicamente capacitado, muitas vezes o aparelho pode estar desregulado.

Pelo caráter assintomático deste mal, os especialistas recomendam que visitas regulares a cardiologistas sejam feitas, principalmente se alguém da família já teve hipertensão diagnosticada. Mas alguns sintomas característicos de crises de pressão alta podem ajudar a identificá-la. Veja abaixo:

Quando se está com a pressão alta, a pessoa pode sentir dor de cabeça

Pessoas hipertensas podem sofrer de insônia

Palpitações são um alerta para procurar um médico

Cansar-se com facilidade depois de pequenos esforços pode ser um sinal de hipertensão

Indisposição para realizar atividades também é um dos sintomas

A tontura também é um sintoma característico de crises de pressão alta

O tratamento

Grande parte das pessoas que sofrem de hipertensão não sabe que tem a doença, e muitas das que sabem não realizam o tratamento correto, que pode ou não contar com o auxílio de medicamentos. Celso Amodeo diz que, geralmente, o tratamento começa sem medicamentos, apenas buscando um estilo de vida saudável do paciente.

“Uma orientação importante é comer alimentos não só com pouco sal, mas também com pouca gordura, já que [em hipertensos] o ganho de peso pode fazer subir a pressão. Se houver perda de peso, a pressão tende a baixar”, explica o cardiologista.

Comentários
Carregando