Venda de 246 planos de saúde volta a ser proibida

In Destaque, Economia
Espalhe essa informação

O presidente do Superior Tribunal de Justiça, ministro Felix Fischer, autorizou que a Agência Nacional de Saúde (ANS), suspenda a comercialização de planos de saúde que descumpram as regras estabelecidas pelo governo.A decisão foi proferida na terça (8) e divulgada nesta quarta (9) pela ANS. A publicação está prevista para quinta (10). Com a suspensão das liminares, a venda dos planos volta a ficar proibida.
No dia 20 de agosto, a ANS suspendeu a venda de 212 planos de 21 operadoras, mas duas liminares (decisões provisórias) do começo de setembro revogaram a determinação da agência, liberando as vendas dos 212 planos e de mais 34 de outras cinco operadoras que já estavam suspensos.
A ANS recorreu ao STJ para que as liminares fossem suspensas e o presidente do tribunal, a quem cabe avaliar esse tipo de pedido, concedeu.
O ministro entendeu que, pelo bem do interesse público, cabe à ANS decidir sobre esse mercado.
A decisão não encerra a disputa na Justiça entre a ANS e os planos de saúde. Os processos ainda vão ser julgados pelos tribunais regionais federais de São Paulo e Rio. Após a decisão dos TRFs, as partes podem ainda recorrer ao plenário do STJ.

As empresas que tiveram comercialização suspensa foram alvos de reclamações sobre prazos para a realização de consultas, exames e cirurgias, além de negar indevidamente atendimento aos consumidores. A ANS faz o monitoramento em ciclos de três meses e, quando constata irregularidades incidentes, suspende a comercialização.
Segundo a ANS, de março a junho de 2013 foram recebidas 17.417 reclamações contra planos de saúde.
Na decisão que garantiu à ANS suspender as vendas, Felix Fischer disse que a intenção foi resguardar “a proteção à saúde”.
“Parece-me ser mais consentâneo com o interesse público o reconhecimento de tal presunção, resguardando-se, principalmente, a proteção à saúde, mas também privilegiando a ordem pública sob o viés administrativo.”

 

Fonte: G1

Deixe sua opinião via Facebook abaixo!

You may also read!

Torcedor fanático tatua camisa do Flamengo em tamanho real

Torcedor fanático tatua camisa do Flamengo em tamanho real

Espalhe essa informação Identificado como Maurício, o morador de Joinville (SC) passará por 15 sessões para terminar o trabalho.

Read More...
Documentos da Odebrecht guardados na Suíça chegam ao Brasil

Documentos da Odebrecht guardados na Suíça chegam ao Brasil

Espalhe essa informação Segundo delatores e investigadores, o servidor traz registros de pagamentos para a campanha de Dilma Rousseff

Read More...
Passageira com bebê no colo é agredida por comissário da American Airlines dentro de avião; vídeo

Passageira com bebê no colo é agredida por comissário da American Airlines dentro de avião; vídeo

Espalhe essa informação O funcionário da American Airlines também chamou um outro passageiro para a briga. A companhia diz

Read More...

Deixe uma resposta

Mobile Sliding Menu