Vereadores de Cacoal (RO) aprovam lei que altera a vida útil dos ônibus escolares

Projeto recebeu dez votos favoráveis e apenas dois contra.
Quanto mais velhos os veículos, mais gastos, afirma mecânico.

Na primeira sessão extraordinária da Câmara de Cacoal (RO), município localizado a 480 quilômetros de Porto Velho, ocorreu nesta quinta-feira (9). Entre as pautas estava a votação do projeto de lei que altera a vida útil dos ônibus escolares do município de 12 para 17 anos. Por 10 votos a 2 a lei foi aprovada.

A votação altera as leis 3.207/PMC/2013 e 3.557/PMC/2016 que dispõe sobre o transporte escolar para atendimento à rede municipal. O presidente da Câmara Paulinho do Cinema (PP), defendeu a necessidade da alteração da lei afirmando que nos últimos processos licitatórios não houve empresas participantes. “Acredito que agora mais empresas terão oportunidades e nós estamos aqui para fiscalizar”, defende o parlamentar.

O vereador Professor Nilton (SD), foi um dos que votou contra o projeto. Segundo o parlamentar, os ônibus não oferecem segurança e pediu atenção na fiscalização com estes veículos, pois para ele, a segurança é primordial no transporte dos estudantes. “Acho que quando se trata de um assunto como esse é preciso um olhar mais cuidadoso, pois estamos lidando com o transporte de crianças e precisamos dar segurança a elas”, afirma Nilton.

Edriano Guedes Cristino é mecânico e proprietário de uma oficina de veículos pesados e afirmou que essa é uma economia que não compensa. “Quanto mais velho o ônibus mais barato a contratação, mas em contrapartida haverá gastos a mais em manutenção. Não há como comparar”, conta. O mecânico explica que um ônibus de 12 anos precisa de uma manutenção a cada 20 mil quilômetros rodados, enquanto o de 17 precisará dar manutenção a cada 10 mil quilômetros. “Se colocarmos isso na ponta da caneta, a vantagem é contratar veículos mais novos com certeza”, conclui.

Após a provação do projeto foi criada uma comissão de fiscalização com a participação de parlamentares e a comunidade. O objetivo é cobrar a qualidade do transporte escolar.

Fonte: g1.com

Painel Político, é um blog de notícias de Rondônia, com informações sobre política regional, nacional, economia, jurídico e variedades. Siga-nos nas redes sociais, visite-nos diariamente e fique sempre bem informado.

Participe do debate. Deixe seu comentário