fbpx
Vivo terá limite de internet para clientes antigos que mudarem de plano

Modelo de franquia vale para novos contratos, mas clientes antigos também terão limite de uso se mudarem de plano

Além de cobrir novos contratos de internet fixa, a franquia de dados valerá também para clientes da Vivo que mudarem para outros planos. De acordo com a empresa, toda mudança de velocidade gera um novo contrato. Assim, se um cliente antigo alterar seu plano será considerado um novo assinante e a operadora passará a cobrar pelo uso de dados.

Os clientes que adquiriram planos do Vivo Fibra ou da GVT (que agora faz parte da Vivo) até 1º de abril de 2016 e não mudarem de plano não se enquadram no novo modelo com limite de uso. O mesmo vale para clientes que fecharam contratos de internet ADSL (ex-Speedy) até 4 de fevereiro de 2016.

A empresa também explica que oferecerá pacotes de dados adicionais para usuários que ultrapassarem a franquia. Entretanto, preço e tamanho destes pacotes ainda não foram definidos.

Leia também:

O que muda com o limite dos planos de internet banda larga?

A Vivo explica que não haverá cobrança pelo consumo de dados até 31 de dezembro de 2016 e que a operadora “fará um trabalho prévio educativo, por meio de ferramentas adequadas, para que o cliente possa aferir o seu consumo”. Segundo a Vivo, a mudança nos planos foi feita para acompanhar o modelo já adotado por outras empresas do setor.

O contrato de banda larga da Oi também prevê mudança caso o usuário ultrapasse o limite de uso do plano. De acordo com o regulamento, a operadora poderá reduzir a velocidade da internet para até 300 kbps, caso a franquia se esgote. Apesar disso, a empresa afirma que não pratica redução da velocidade ou interrupção da conexão e não planeja realizar alterações nesse sentido.

Os planos de internet fixa da NET já possuem franquias há mais tempo. De acordo com o contrato, se o limite de dados é ultrapassado, o usuário precisará navegar com a menor velocidade de internet oferecida pela empresa. O plano básico da NET alcança 2 Mbps.

A Tim possui planos de fibra ótica, mas não pretende adotar o modelo de franquia mensal para novos clientes.

Alan Alex é jornalista, editor do site e da coluna Painel Político. Natural de Porto Velho foi criador e editor do site Portal364, trabalhou na redação dos jornais Diário da Amazônia, Folha de Rondônia, revista Painel Político, foi assessor de imprensa, é roteirista, editor de conteúdo e relações públicas. Também atuou como repórter de TV e rádio. É filiado à ABRAJI.

Deixe uma resposta