O deputado federal Luiz Cláudio (PR-RO), presidente da Frente Parlamentar de Integração Brasil-Bolívia-Peru, participou da Comitiva que visitou a Bolívia juntamente com deputados estaduais, federais, senadores, governo do estado e empresários.

A missão foi em Trinidad, capital do Beni, e segundo o parlamentar a Bolívia tem um potencial muito grande no agronegócio, destacando a pecuária e aquele país conseguiu o status de livre de febre aftosa e com isso, precisa desenvolver um controle sanitário permanente para manter os 3,5 milhões de bois com a saúde perfeita, que representa maior desenvolvimento econômico para o país deles.

Mesmo na área de fronteira deles com o Estado de Rondônia, faltam estradas apenas para consolidar o desenvolvimento. Segundo Evo Morales, presidente da Bolívia que participou do evento, disse que o seu país está providenciando o asfaltamento das estradas que liga ao Estado de Rondônia.

“Os bolivianos já são parceiros do nosso estado, principalmente com relação a febre aftosa, onde nas áreas fronteiriças, vacinamos cuidadosamente o nosso gado e o deles, por exigência internacional para não haver contaminação, já que em todos os municípios essa doença não mais nos incomoda pelas ações do Ministério da Agricultura”, frisou.

Temos que permanecer com o tratamento comercial em dia com a Bolívia, uma vez que temos milhares de estudantes de Medicina que fazem intercâmbio cultural importante para os dois países. “É preciso ampliar e facilitar ainda mais a vida desses estudantes que fazem um curso de excelência, precisando apenas de um apoio maior da classe política e administrativa dos países envolvidos”, disse.

Nas relações diplomáticas, principalmente na área de saúde, precisamos avançar muito, porque temos dois municípios que interagem com a Bolívia, Guajará-mirim e costa Marques. O prefeito Cláudio daquele município, fez um relato estarrecedor dizendo que há mais de 120 dias não existem médicos para atender a população. Lá, existem mais de 3 mil bolivianos residindo e não existe nenhum médico, seja da rede particular ou estadual.

Luiz Cláudio conclamou o governo federal e o Conselho Estadual e Federal de Medicina para que dê uma resposta imediata ao seu pedido que solicita a contratação imediata de brasileiros formados em medicina na Bolívia, para que possam ser contratados e trabalhar nesses municípios de fronteira que se encontram literalmente abandonados pelo Poder Público na área de saúde.

O parlamentar disse que o evento foi bastante produtivo porque todas as pessoas envolvidas tiveram a oportunidade de colocar as cartas na mesa e discutir as suas dificuldades e encontrar um caminho para solucionar os problemas para que se tenha uma parceria que seja boa para ambos os países.

Redação Painel Político

Redação Painel Político

Painel Político, principal fonte de informações políticas de Rondônia. Com noticiário completo sobre economia, variedades e cultura.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *