“A Assembleia foi estuprada hoje”, diz deputado sobre arquivamento de CPI

Por 13 votos a 4, deputados estaduais enterram CPI que investigava denúncias de corrupção na SEFIN

Por 13 votos a 4, a Assembleia Legislativa de Rondônia extinguiu a Comissão Parlamentar de Inquérito criada por ato da Mesa Diretora para investigar sérios indícios de irregularidades no âmbito da Secretaria de Estado de Finanças (SEFIN) na concessão de incentivos fiscais e exclusão de autos de infração do sistema informatizado do Governo.

[su_frame align=”right”] [/su_frame]A Procuradoria Jurídica aceitou um requerimento assinado pelo secretário-geral do PMDB, José Luiz Lenzi, pedindo a suspensão da CPI por vícios na indicação dos membros. O presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), deputado Marcelino Tenório (PRP), acatou o parecer e votou favorável a extinção da CPI.

Após discussões calorosas em plenário, os deputados estaduais resolveram abortar a chamada CPI da Evasão Fiscal, sob fortes protestos dos deputados Laerte Gomes (PEN), Jean Oliveira (PSDB), Hermínio Coelho (PSD) e Jesuino Boabaid (PT do B). “A Assembleia Legislativa foi estuprada hoje. Nosso Regimento Interno não vale mais nada. Qualquer requerimento pode encerrar uma CPI”, reclamou Hermínio Coelho. Somente os quatro parlamentares votaram contra a extinção da comissão.

O deputado Laerte Gomes reclamou muito da falta de palavra dos colegas. Segundo ele, houve uma reunião nos fundos do plenário onde foram definidos os membros da CPI. Os três deputados do PMDB – Só na Benção, Rosângela Donadon e Edson Martins – foram convidados, mas não aceitaram fazer parte da composição.

Como a Casa não tem blocos formados, pelo Regimento Interno, os partidos podem escolher quem fará parte da comissão. “Foi acordo do fio do bigode desrespeitado pelos colegas”, criticou Jean de Oliveira.

CONFIRA A VOTAÇÃO DE CADA DEPUTADO

1.    ADELINO FOLLADOR – DEM – AUSENTE
2.    AELCIO JOSÉ COSTA – PP –     AUSENTE
3.    AIRTON GURGACZ – PDT – SIM
4.    ALEX REDANO – SD –    SIM
5.    CLEITON ROQUE – PSB – SIM
6.    NEIDSON DE BARROS SOARES – PT DO B – AUSENTE
7.    EDSON MARTINS – PMDB – SIM
8.    EZEQUIEL JUNIOR – PSDC –     SIM
9.    GLAUCIONE RODRIGUES – PSDC – AUSENTE
10.    HERMINIO COELHO – PSD – NÃO
11.    JEAN OLIVEIRA – PSDB – NÃO
12.    JESUINO BOABAID – PT DO B – NÃO
13.    LAERTE GOMES – PEN – NÃO
14.    LAZARO APARECIDO DOBRI (LAZINHO) – PT – AUSENTE
15.    JOSE EURIPEDES CLEMENTE (LEBRÃO) – PTN – SIM
16.    LEO MORAES – PTB – AUSENTE
17.    LUCIA TEREZA – PP –    SIM
18.    LUIZINHO GOEBEL – PV – SIM
19.    MARCELINO TENÓRIO – PRP – SIM
20.    MAURÃO DE CARVALHO – PP – SIM
21.    RIBAMAR ARAUJO – PT – AUSENTE
22.    ROSANGELA DONADON – PMDB – SIM
23.    SAULO MOREIRA – PDT – SIM
24.    JURACY BARBOSA MOREIRA (SÓ NA BENÇA) – PMDB – SIM

Alan Alex é jornalista, editor do site e da coluna Painel Político. Natural de Porto Velho foi criador e editor do site Portal364, trabalhou na redação dos jornais Diário da Amazônia, Folha de Rondônia, revista Painel Político, foi assessor de imprensa, é roteirista, editor de conteúdo e relações públicas. Também atuou como repórter de TV e rádio. É filiado à ABRAJI.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *