E chega aos cinemas o tão aguardado spin-off da franquia Harry Potter

Filme também baseado em um livro escrito pela autora J.K. Rowling, uma das maiores autoras dos últimos tempos,  chama-se ´Animais Fantásticos e Onde Habitam`, a trama se passa muitos anos antes dos acontecimentos ocorridos na franquia Harry Potter.

imagem-01

Em 1926, Newt Scamander é um magizoologista, um zoologista só que de criaturas mágicas, ele acaba de chegar a Nova York, com sua maleta repleta de criaturas mágicas, uma delas foge e acidentalmente ele troca sua mala com a de um operário não bruxo chamado Jacob.

Agora ele precisa capturar os animais que estão fugindo da mala, porém muitas confusões acontecem durante isto, Tina Goldstein é funcionária do Congresso Mágico dos Estados Unidos da América, e está investigando Newt, que é suspeito de contrabandear animais perigosos, então logo percebendo a confusão em que Newt se meteu, ela decide  ajudá-lo a desfazer o mal entendido.

Jacob e a irmã de Tina, Queenie, que tem o poder de ler mentes também se juntam a eles para ajudar, mas isto não é tudo, outras situações e muito sombrias se passam naquele mesmo ambiente e que logo os caminhos irão se cruzar.

Sobre o elenco, temos Eddie Redmayne (Os Miseráveis) que é o protagonista Newt Scamander e continua mostrando ser um excelente ator, Katherine Waterston (Vício Inerente) é Tina, Dan Fogler (The Good Wife) é Jacob Kowalski, o personagem ´não-mágico` que se junta ao grupo, Ezra Miller (Precisamos Falar Sobre o Kevin, As Vantagens de Ser Invisível ), é Credence, um jovem problemático que vive em um tipo de orfanato, com presença marcante e é outro ator que apesar de muito jovem, mas que já mostrou ser muito dedicado em seus trabalhos e que neste filme também não faz diferente, aliás o ator já havia citado que desejava muito participar da franquia de Harry Potter.

Collin Farrel é Percival Graves, um dos vilões da trama, ator que surpreende neste filme pois mesmo sendo pouco aproveitado, conseguiu se destacar em algumas partes, a grande surpresa que só foi revelada poucas semanas antes da estréia do filme fica com Johnny Depp (Transcendence – A Revolução, Piratas do Caribe) que faz uma pequena ponta mas que fica claro que o veremos muito nos próximos filmes desta franquia.

Neste, a direção fica também nas mãos de David Yates que dirigiu os quatro últimos filmes do Harry Potter, basicamente a parte da produção de Animais Fantásticos e Onde Habitam é a mesma dos filmes do Harry Potter, mesmo com muitas mudanças na adaptação, até por conta de que a história vai se estender muito entre seus próximos filmes, a essência e toda os pontos importantes do livro, foram muito bem transferidos para este filme, alias, o roteiro ficou na responsabilidade da própria autora do livro, talvez tenha sido esta a fórmula da produção deu um spin-off que tanto deu certo.

Em 2001, Harry Potter e a Pedra Filosofal foi a primeira adaptação de um livro escrito por J.K. Rowling para os cinemas, depois disso, foram outros sete filmes e com o passar do tempo, os personagens foram crescendo e a trama ficando cada vez mais adulta, neste mesmo tempo, o público também foi crescendo junto com os atores, com o anúncio de um novo longa passado neste mesmo universo, o receio era de que fosse ignorado este amadurecimento do espectador para investir mais uma vez no público infantil.

Para nossa sorte não foi o caso, pois o filme consegue não só pegar este público mais adulto tanto quanto os jovens de hoje que talvez ainda não conheçam a saga anterior, o filme conseguiu ter a medida certa para tudo, é oferecido drama, humor, muita aventura, sequencia de ação incríveis que mostra o quanto não tiveram receio em investir em excelentes efeitos especiais durante a produção.

O único ponto negativo que observei foi em um pequeno momento do filme em que ele perde um pouco o ritmo e por alguns minutos deixam de lado as cenas de ação ou aventura  que poderiam estar acontecendo naquele momento, mas é um pequeno detalhe talvez de alguém que exige demais de um filme como este. Um dos grandes pontos excelente que observei neste filme é que os personagens não tentam em momento algum se passar como heróis, todas as suas atitudes são tomadas apenas para o bem de todos.

imagem-02

Se você não assistiu aos oito filmes da franquia Harry Potter, não precisa ficar preocupado. Neste temos uma breve apresentação do mundo mágico que é o suficiente para compreender a parte principal da trama, mas quem já conhece, com certeza vai aproveitar muito melhor cada detalhe.

O filme consegue manter um belo equilíbrio entre mundo mágico e mundo comum além do fato de alguns pontos mais maduros observados nos últimos livros/filmes da franquia Harry Potter, oferecendo uma aventura mágica, bela, elegante e que com certeza vai agradar o espectador que pouco conhece deste universo mágico e maravilhoso criado pela autora mais amada desta geração até o fã mais exigente.

Animais Fantástico e Onde Habitam realmente é um filme mágico e espero muito que por conta da ganância, o estúdio responsável por sua produção não cometa os mesmos erros que cometidos na franquia ´O Hobbit` (spin-off da franquia O Senhor dos Anéis, que segue o mesmo conceito em termos de linha temporal) que expandiu demais os filmes tornando boa parte da trama desnecessária. Em outras palavras, o filme é um delicioso retorno ao mundo mágico de Harry Potter que tanto adoramos conhecer anos atrás, super recomendo este filme para todo o público.

imagem-03

 

Ficha Técnica:

Gênero: Aventura

Direção: David Yates

Roteiro: J.K. Rowling

Elenco: Eddie Redmayne, Katherine Waterston, Dan Fogler, Alison Sudol, Colin Farrel, Carmen Ejogo, Christine Marzano, Ezra Miller, Fanny Carbonnel, Gemma Chan, Jason Newell, Jason Redshaw, Jenn Murray, Joe Malone, Jon Voight, Lasco Atkins, Lobna Futers, Lucie Pohl, Peter Breitmayer, Ron Perlman, Johnny Depp.

Produção: David Heyman, J.K. Rowling, Lionel Wigram, Neil Blair, Steve Kloves.

Trilha Sonora: James Newton Howard

Ano: 2016

País: Reino Unido

Cor: Colorido

Estreia: 17/11/2016 (Brasil)

Distribuidora/estúdio: Warner Bros.

Alan Alex

Alan Alex

Alan Alex é jornalista, editor do site e da coluna Painel Político. Natural de Porto Velho foi criador e editor do site Portal364, trabalhou na redação dos jornais Diário da Amazônia, Folha de Rondônia, revista Painel Político, foi assessor de imprensa, é roteirista, editor de conteúdo e relações públicas. Também atuou como repórter de TV e rádio. É filiado à ABRAJI.

4 thoughts on “Animais Fantásticos e Onde Habitam, um dos filmes mais aguardados do ano, chega aos cinemas

  1. Filme muito bom, gostei da quantidade de atores famosos que estão neste filme, nos do harry potter a maioria so ficou famoso apos fazer esses filmes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *