App mostra se seu iPhone foi afetado por polêmica com bateria

A Apple confirmou em dezembro de 2017 que usa um recurso de sistema para desacelerar o desempenho dos processadores dos iPhones mais antigos conforme a bateria perde qualidade de carga. Mas como saber se seu iPhone foi afetado por isso?

Um desenvolvedor brasileiro fez um app que pode ajudar. Chama­-se Lirum Device Info Lite; há
versões paga e gratuita do aplicativo, mas esta última já serve para saber se está tudo bem com o
processador do seu celular.

O app apresenta informações técnicas em tempo real e a situação atual de algumas peças-chave do hardware, como bateria, memória RAM, armazenamento e processador (ou CPU). É este último que usaremos. Siga as imagens e dicas abaixo:

Após instalar o app, entre nele e clique no ícone de menu (topo esquerdo), depois na opção “‘This Device”

Selecione o item ‘CPU’, role a tela até a informação “CPU Actual Clock” e compare o número do clock com o item “CPU Maximum Clock”. Se ambos tiverem o mesmo número, está tudo bem e seu processador não perdeu desempenho.

Mas se o “CPU Actual Clock” estiver com um número menor que o “Maximum”, a CPU perdeu desempenho de alguma forma. E uma possível causa seria o tal recurso do iOS que “freia” o desempenho dele para, segundo a Apple, evitar desligamentos repentinos no celular.

O que fazer neste caso? Procure o atendimento ao cliente da Apple ou uma assistência técnica oficial da empresa. Eles dirão se você terá que trocar a bateria por uma nova, com um grande desconto, para assim o processador voltar ao seu desempenho original.

A dica é do UOL

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *