Aumento na conta de água em Rondônia chega a 13%, nova tarifa em setembro

Último reajuste em Rondônia foi no ano de 2010. Consumidores que têm tarifa social não terão aumento nas contas.

A partir do mês de setembro, será validado a tarifa de reajuste na conta de água dos consumidores de todo o estado de Rondônia. A conta de água chegará com um aumento de 13%. Segundo a Companhia de Águas e Esgoto de Rondônia (Caerd), os problemas na distribuição da água nos últimos meses provocaram o aumento.

Os consumidores que fazem o benefício da Tarifa Social não terão alterações na conta. Segundo Fabricio Ferreira, diretor comercial da Caerd, o reajuste não acontece em Rondônia desde o ano de 2010. “Desde 2010 a Caerd não reajustava sua tarifa, mas com a necessidade de investimentos como fiação de rede e novos atendimentos a novos usuários, foi necessário o reajuste”, explica.

O diretor diz ainda que é necessário haver um equilíbrio econômico financeiro na concessionária. “Em 2015 e 2014 o reajuste salarial dos funcionários da Caerd foi de 15% e não foi repassado aos consumidores. Nossa preocupação em expandir nossa rede, agregado com outros fatores, como o aumento da energia, que também interfere, contribuem para o aumento”, afirma Ferreira.

A concessionária distribuidora de água alega que o reajuste não cobre nem a atual inflação que está no país, e que estão respaldados da lei federal 11.445, que apoia o reajuste a cada doze meses nas tarifas de saneamento básico.

Falta de água

Moradores da capital têm reclamado da falta de água em alguns bairros. Alguns exemplos foram contados pelo G1, mostrando a dificuldade de moradores como a do proprietário de um salão de beleza, Alzeri Bormann, que estava sme receber água há 15 dias e precisava comprar cerca de cinco galões de água mineral, diariamente, para manter o atendimento no salão.
Morador da Zona Sul, Luiz de Souza só recebeu água nos últimos dias após um caminhão pipa da Caerd abastecer a região. “A tedência é piorar. Nada podemos fazer, né?”, diz o aposentado.
A Caerd afirma que a falta de água nos bairros da capital está acontecendo por causa das obras em adutoras que estão sendo realizadas.

Anúncios
Alan Alex é jornalista, editor do site e da coluna Painel Político. Natural de Porto Velho foi criador e editor do site Portal364, trabalhou na redação dos jornais Diário da Amazônia, Folha de Rondônia, revista Painel Político, foi assessor de imprensa, é roteirista, editor de conteúdo e relações públicas. Também atuou como repórter de TV e rádio. É filiado à ABRAJI.

Participe do debate. Deixe seu comentário