Autor de atentado a Manchester é identificado como Salman Abedi

MANCHESTER — O autor do atentado em Manchester, que deixou 22 mortos e 59 feridos na noite de segunda-feira, foi identificado como Salman Abedi, um britânico de origem líbia de 22 anos, de acordo com a polícia. As autoridades ainda tentam determinar os motivos do ataque no fim do show da cantora pop americana Ariana Grande. A ação foi reivindicada pelo Estado Islâmico.

Segundo a agência Reuters, o terrorista teria viajado de trem a Manchester a partir de Londres, e seria registrado como Salman Abedi ou Salman Ramadan Abedi.

Nascido em 1994, Abedi é filho de refugiados líbios. Ele teria vivido em Fallowfield, no sul de Manchester, que foi alvo de buscas da polícia durante o dia, e teria tido ligações com grupos jihadistas da Líbia.

Abedi cresceu na Whalley Range, o mesmo local em que as gêmeas Zahra e Salma Halane, que eram estudantes universitárias, fugiram em 2015 para se unir ao Estado Islâmico na Síria.

Em comunicado, o grupo extremista Estado Islâmico assumiu a autoria do atentado — o mais violento no Reino Unido desde os ataques que atingiram os transportes públicos de Londres em 2005. Autoridades do Reino Unido e dos EUA ainda não confirmaram que a ação foi mesmo realizada pelo EI.

“Um dos soldados do califado colocou uma bomba no meio da multidão durante o show”, diz a nota do EI.

Partidários do Estado Islâmico comemoraram a ação nas redes sociais. Contas do Twitter associadas ao grupo usaram hashtags referindo-se à explosão para publicar mensagens de celebração, com alguns usuários encorajando ataques semelhantes em outros lugares.

 

Fonte: oglobo.com

Anúncios
Painel Político, é um blog de notícias de Rondônia, com informações sobre política regional, nacional, economia, jurídico e variedades. Siga-nos nas redes sociais, visite-nos diariamente e fique sempre bem informado.

Participe do debate. Deixe seu comentário