Bolsas de iniciação científica serão ofertadas ao Ensino Médio

A partir do próximo ano, a Secretaria de Estado da Educação de Rondônia (Seduc) oferecerá bolsas de iniciação científica para alunos do Ensino Médio da rede pública estadual por meio de convênio com a Fundação Rondônia (Fapero). Ainda em processo de adequação, quando implantado, o programa irá atender cerca de 200 estudantes de todo o Estado. O convênio faz parte da modernização da educação na rede estadual determinada pelo governador Confúcio Moura.

Os estudos que antecedem a implantação do programa prevêm a valorização dos arranjos locais, ou seja, as linhas de pesquisa obedecerão as necessidades da população da região onde está localizada a escola do aluno-bolsista.

De acordo com o presidente da Fundação Rondônia, Francisco Helder Oliveira, os Estados que participam do Programa de Iniciação Científica Junior, que é desenvolvido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), tiveram um ganho considerável na melhoria dos índices de aprendizagem do alunado.

Para o secretário Emerson Castro, o incentivo à iniciação científica é um aliado no desenvolvimento de Rondônia porque os jovens estarão envolvidos com projetos de interesse coletivo, que beneficiarão todo o estado.

A previsão do secretário é de que o programa seja implantado no primeiro semestre do próximo ano.

Fonte: ASCOM/SEDUC

Alan Alex é jornalista, editor do site e da coluna Painel Político. Natural de Porto Velho foi criador e editor do site Portal364, trabalhou na redação dos jornais Diário da Amazônia, Folha de Rondônia, revista Painel Político, foi assessor de imprensa, é roteirista, editor de conteúdo e relações públicas. Também atuou como repórter de TV e rádio. É filiado à ABRAJI.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *