Bovespa cai em meio a nova fase da Carne Fraca; BRF perde 12%

Ações da JBS e Marfrig também recuam; na última sessão, índice subiu 0,45%

O principal índice acionário da bolsa paulista opera em queda nesta segunda-feira (5), de olho na nova fase da operação Carne Fraca, envolvendo a BRF, e ainda com cautela externa no radar.

Às 11h35, o Ibovespa caía 0,7%, a 85.156 pontos. Na sexta-feira, o índice subiu 0,45%, aos 85.761 pontos.

Carne Fraca

As ações da BRF despencavam mais de 12% perto do mesmo horário e eram as mais negociadas do dia, diante dos desdobramentos da nova fase da operação Carne Fraca.

Gráfico mostra queda brusca das ações da BRF nesta segunda-feira (5) (Foto: Reprodução/B3)

As ações das demais empresas do setor de proteínas também eram pressionadas no Ibovespa. JBS caía 3,4% e Marfrig perdia 1,58%. Fora do índice, Minerva caía 2,68%.

Mais cedo, a PF informou que cumpria 11 mandados de prisão e 27 de condução coercitiva como parte da 3ª fase da operação Carne Fraca, tendo como alvo a BRF. O ex-presidente-executivo global da empresa Pedro de Andrade Faria foi preso.

Segundo a PF, as investigações mostraram que cinco laboratórios credenciados pelo Ministério da Agricultura e setores de análise de determinado grupo fraudavam os resultados dos exames de amostras do processo industrial. O objetivo era burlar a inspeção e, assim, impedir a fiscalização do ministério sobre a qualidade do processo industrial da empresa investigada.

G1

Anúncios
Alan Alex é jornalista, editor do site e da coluna Painel Político. Natural de Porto Velho foi criador e editor do site Portal364, trabalhou na redação dos jornais Diário da Amazônia, Folha de Rondônia, revista Painel Político, foi assessor de imprensa, é roteirista, editor de conteúdo e relações públicas. Também atuou como repórter de TV e rádio. É filiado à ABRAJI.

Participe do debate. Deixe seu comentário