Brasileiros deverão usar cada vez mais o carro em suas viagens

Os turistas brasileiros deverão usar cada vez mais o carro em suas próximas viagens. A opção pelo meio de transporte cresceu 33% em novembro em comparação ao mesmo período de 2014, sendo a preferência de 37,4% dos ouvidos, ultrapassado apenas pelo avião, com 44,3%. O carro foi o meio de transporte preferido por 60,7% dos brasileiros com até 35 anos de idade. Os dados são do Estudo Sondagem do Consumidor ? Intenção de Viagem, do Ministério do Turismo.

Os viajantes também deverão procurar cada vez mais hospedagem em camping; albergues; programa Cama e Café e aluguel de imóveis por temporada. Para 21,5% dos entrevistados que informaram ter a intenção de viajar nos próximos seis meses, essa deve ser a hospedagem escolhida. O número é 82% maior do que o registrado no mesmo período de 2014.

Ainda segundo o estudo, entre os seis graus de escolaridade pesquisados, o grupo formado por pessoas sem instrução ou com o primeiro grau incompleto foram os que mais evoluíram na intenção de viajar, um aumento de 22% em comparação ao mesmo período de 2014, atingindo a marca de 17,2%.

“Esse estudo comprova o interesse do brasileiro por viajar. Independentemente da situação econômica, eles buscam alternativas, mas não abrem mão de conhecer novos destinos”, avalia o ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves.

[su_frame align=”right”] [/su_frame]ESTUDO “A Sondagem do Consumidor ” Intenção de Viagem é realizada todos os meses com duas mil pessoas em Belo Horizonte, Brasília, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo. Juntas, as sete capitais brasileiras monitoradas representam 70% do fluxo turístico do Brasil.

1 – Destino

A preferência por destinos nacionais cresceu em relação a novembro de 2014, passando de 79,6% para 81,7%. Para 13,8% a próxima viagem deverá ser para destinos internacionais. No entanto, 4,5% dos entrevistados permanecem em dúvida sobre qual destino conhecer na próxima viagem.

2 – Região mais procurada

O Nordeste continua sendo o local mais desejado pelos turistas (40,6%), seguido por Sudeste (32,4%) e Sul (19,6%). As regiões Centro-Oeste e Norte concentram, juntas, 7,4%. Sendo 5,3% e 2,1% respectivamente.

3 – Meio de Transporte

O avião continua sendo o principal meio de transporte na hora de fazer uma viagem, com 44,3% da preferência, mas o carro já aparece muito próximo, sendo a opção de 37,4%. Em 3º lugar aparece o ônibus com 12,2%. Merece destaque a escolha por motorhome, motos, bicicletas e navios que passou de 3,2% da preferência em novembro de 2014 para 6,1% no mesmo período de 2015.

4 – Hospedagem

Cada vez mais os brasileiros têm interesse em se hospedarem em campings, albergues, programas Cama e Café, entre outros. Apesar disso, hotéis e pousadas ainda são as hospedagens mais procuradas com 41,4% seguida de casas de amigos e/ou parentes com 37,1%.

5 – Sozinho ou acompanhado?

Os viajantes brasileiros ainda preferem fazer suas viagens acompanhados (83,9%), mas 16,1% afirmam pretender partir para o próximo roteiro sozinhos, número 27% maior que o registrado em novembro de 2014.

6 – Qual a melhor companhia para viajar

A família e os amigos continuam sendo as companhias preferidas para os roteiros turísticos (92,6%). Já os amigos foram escolhidos por 6,4% dos entrevistados.

Reportagem de Petronilo Oliveira

Anúncios
Alan Alex é jornalista, editor do site e da coluna Painel Político. Natural de Porto Velho foi criador e editor do site Portal364, trabalhou na redação dos jornais Diário da Amazônia, Folha de Rondônia, revista Painel Político, foi assessor de imprensa, é roteirista, editor de conteúdo e relações públicas. Também atuou como repórter de TV e rádio. É filiado à ABRAJI.

1 thought on “Brasileiros deverão usar cada vez mais o carro em suas viagens

  1. Rapa pelo andar da carruagem , vamoltar para as bikes , com esses péssimos excessos de preços super faturados de passagens de onde bus e aéreas não tem bolso que agüente , a dizer também que o combustível e o vilão dessa loucura de preço inflacionado
    #painelpolitico

Participe do debate. Deixe seu comentário

%d blogueiros gostam disto: