Candidatos ao governo participam de debates nesta segunda e terça
A TV Allamanda, afiliada do SBT, transmite nesta segunda-feira, (25/08), a partir das 17h30min o debate com todos os candidatos ao cargo de governador do Estado de Rondônia. Toda uma estrutura está sendo organizada para levar ao telespectador uma transmissão tranquila e um debate transparente e democrático.
Esta será uma oportunidade para que a população conheça as propostas dos candidatos e sua desenvoltura diante dos mais diversos questionamentos a serem focados em temas como Educação, Saúde, Infraestrutura e Segurança.
O debate acontece nas instalações da TV Allamanda, que fica na rua da Alegria, bairro Floresta e será transmitido em tempo real pelo site Rondoniaovivo.com e ao vivo pela Rádio 95 FM.
De acordo com as regras estabelecidas pela emissora, o debate ficou dividido da seguinte maneira: No primeiro bloco haverá as apresentações. No segundo será sorteado o tema pelo mediador; a pergunta; o candidato que responde e o candidato que comentará a resposta. No terceiro bloco os candidatos fazem perguntas entre si. O mediador sorteia o tema e o candidato que faz a pergunta. No quarto bloco o mediador sorteia o tema, o candidato que pergunta e o candidato que responde.
No quinto bloco a emissora abre para perguntas dos telespectadores que devem ser respondidas pelos candidatos sorteados. No sexto bloco, o tema é livre. O mediador sorteia quem faz a pergunta ao candidato de livre escolha.
No sétimo e último bloco o candidato terá 1 minuto para falar sobre o que o credencia para o cargo de governador. A ordem de fala dos candidatos será definida também em sorteio.
Todas as regras para o debate foram definidas em reuniões prévias com coordenadores de campanha dos candidatos. As informações foram documentadas e encaminhadas a todos os participantes; Justiça Eleitoral e OAB-RO, que vai definir a banca julgadora para os eventuais direitos de respostas.
Na terça, eles se encontram na OAB

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB/RO), por meio da Escola Superior de Advocacia de Rondônia (ESA/RO), realiza o ato cívico pela “Ética na Política e contra a Corrupção Eleitoral”. O evento acontece nesta terça, 26, no auditório da Ordem às 19h.

Durante reunião coordenada pelo diretor geral da ESA, Rochilmer Mello da Rocha Filho, o diretor executivo da ESA, Eduardo Abílio Diniz e o presidente da Comissão Especial Eleitoral Juacy dos Santos Loura Júnior, ocorrida na quarta-feira (20), representantes dos cinco candidatos ao governo do estado aprovaram o formato do ato e confirmaram a presença dos postulantes ao cargo no evento.

Durante a reunião ficou acordado, por exemplo, que os candidatos vão dispor de um tempo para se apresentar e falar brevemente sobre suas principais propostas para administrar o estado. Também ficou consignado que cada candidato vai receber vinte e cinco senhas para seus convidados acessarem o auditório principal da OAB, sem a utilização de cartazes, bandeiras ou outro material de divulgação da campanha.

Segundo o diretor geral da ESA, Rochilmer Mello, os candidatos responderão a questionamentos que serão elaboradas por entidades escolhidas pela Ordem e aprovadas por seus representantes, ficando definido da seguinte forma: Saúde Pública – Cremero, Educação Pública – UNIR, Segurança Pública – OAB, Infraestrutura – CREA e Cidadania – OAB.

“Ao final, todos devem assinar o Termo de Compromisso com a sociedade de Rondônia pela ética na política”, destacou Rochilmer Mello, que ao seu ver é a garantia da entidade de que os candidatos cumpram as propostas.

Para melhor aproveitamento do evento, que historicamente reúne um grande número de pessoas, a coordenação disponibilizará a transmissão do ato em um telão com áudio e vídeo no plenário com capacidade para 100 lugares, e no pátio externo da Ordem.

O presidente da OAB/RO, Andrey Cavalcante, ao destacar o papel histórico que a Ordem desempenha na defesa da sociedade civil afirmou que atos como este servem para ratificar o compromisso da entidade em favor da sociedade. “Estimular campanhas limpas, permeadas por condutas éticas e responsáveis, com o compromisso dos candidatos, visa garantir a oportunidade para que os eleitores conheçam um pouco mais das intenções dos candidatos e possam escolher de forma transparente seus representantes”, pontua.

Anúncios
Alan Alex é jornalista, editor do site e da coluna Painel Político. Natural de Porto Velho foi criador e editor do site Portal364, trabalhou na redação dos jornais Diário da Amazônia, Folha de Rondônia, revista Painel Político, foi assessor de imprensa, é roteirista, editor de conteúdo e relações públicas. Também atuou como repórter de TV e rádio. É filiado à ABRAJI.

Participe do debate. Deixe seu comentário