Candidatos do PT foram os que mais jogaram santinhos nas ruas de Porto Velho

Sid Orleans e Roberto Sobrinho jogaram panfletos nos pontos de votação

Apesar da calmaria com que as eleições estão ocorrendo na capital de Rondônia, com praticamente nenhum registro de ocorrência de natureza grave nas seções eleitorais, um grande número de “santinhos” jogados nas imediações dos locais de votação ainda pode ser percebido nestas eleições.

Chamou a atenção de todos eleitores que desde logo cedo milhares de “santinhos”. como são chamados os papeis impressos com a divulgação eleitoral de cada candidato, tomavam conta das rua s e calçadas ao redor dos colégios e zonas de votação. Os que mais jogaram papéis foram os candidatos do PT, Roberto Sobrinho e Sid Orleans.

Junto ao TRE/RO todos os partidos representando seus devidos candidatos firmaram um pacto contra o derramamento de “Santinhos”, mesmo por que esse instituto foi criado pela Justiça Eleitoral justamente para preservar a limpeza física e visual das ruas e calçadas dos municípios, ao que parece diversos candidatos decidiram não obedecer a lei e apelaram por infringir o acordo.

De acordo com portaria firmada junto ao TRE/RO, que tem o objetivo de conter a famosa ‘boca de urna, o despejo de materiais de campanha é considerada crime de desobediência eleitoral. Partidos, coligações e eleitores que cometam a infração devem ser punidos com multa e até mesmo prisão, em caso de flagrante.

O documento estabelece também que é proibida qualquer forma de propaganda eleitoral nas proximidades dos locais de votação. As equipes de fiscalização e da polícia devem remover todos os tipos de propaganda que estiverem nas proximidades. Caso haja resistência por parte dos responsáveis, eles vão ser denunciados com base no Código Eleitoral.

A portaria reforça ainda que está proibido o estacionamento de veículos caracterizados com propaganda política em frente aos pontos de votação. Eles devem preservar uma distância de 100 metros, sob pena de serem rebocados.

sant1
Lixo nas ruas produzido pelos candidatos
sant2
Lixo nas ruas produzido pelos candidatos
sant3
Lixo nas ruas produzido pelos candidatos
Alan Alex é jornalista, editor do site e da coluna Painel Político. Natural de Porto Velho foi criador e editor do site Portal364, trabalhou na redação dos jornais Diário da Amazônia, Folha de Rondônia, revista Painel Político, foi assessor de imprensa, é roteirista, editor de conteúdo e relações públicas. Também atuou como repórter de TV e rádio. É filiado à ABRAJI.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *