Capa do jornal Estado de Minas viraliza na internet

Com dezenas de milhares de compartilhamentos nas redes sociais, a capa do Estado de Minas, construída a partir de adaptação de trechos de um dos maiores sucessos da Legião Urbana, viralizou na internet. No Twitter (@em_com e @portaluai), o Estado de Minas aparece em terceiro lugar no trending topics (assuntos mais comentados) do Brasil. A publicação foi vista por 23,1 mil pessoas no microblog e teve mais de 4,1 mil engajamentos, entre retuítes e outras interações. No Facebook, até o meio da tarde, foram mais de 90 mil compartilhamentos e mais de 8,5 milhões de pessoas alcançadas.

[su_frame align=”right”] [/su_frame]Nos comentários, os leitores destacaram a manchete: “Nas praias, nos rios, no Senado… Sujeira pra todo lado. Que país é este?”. Além desses destaques, outros títulos também foram escritos a partir de trechos da letra de Renato Russo, em trabalho produzido pelas equipes da primeira página e da arte do jornal. A frase “Que país é este?”, proferida pelo ex-governador mineiro Francelino Pereira quando era líder do partido governista Arena nos anos 1970, foi utilizada por Russo no repertório de sua primeira banda, Aborto Elétrico, e gravada pela Legião Urbana no disco Que país é este 1978/1987.

Nos perfis oficiais do EM (www.facebook.com/estadodeminas) e do Portal Uai (www.facebook.com/Portaluai), centenas de leitores lembraram os casos de corrupção, o descaso e criticaram a situação do país. “O Brasil está mesmo representado na lama contaminada que afeta Minas Gerais, o Espírito Santo, chega às praias da Bahia e fere todo o sentimento de brasilidade”, disse Rita Maria Faria, no perfil do Estado de Minas. “A capa de hoje representa o que muitos brasileiros pensam”, comentou o leitor Antonio Rolim (@RolimSyl), no Twitter.

O nome do jornal Estado de Minas também permaneceu na manhã de quinta-feira nos trending topics de Belo Horizonte, São Paulo e Rio de Janeiro. “A capa, além de continuar destacando a maior tragédia ambiental da história, também representa tentativa de sintetizar uma indignação coletiva que vem de décadas e, infelizmente, continua cada vez mais atual”, comenta o diretor de Redação do Estado de Minas, o jornalista Carlos Marcelo Carvalho, também autor da biografia “Renato Russo, o Filho da Revolução”, lançada em 2009.

estaminas

 

Anúncios
Alan Alex é jornalista, editor do site e da coluna Painel Político. Natural de Porto Velho foi criador e editor do site Portal364, trabalhou na redação dos jornais Diário da Amazônia, Folha de Rondônia, revista Painel Político, foi assessor de imprensa, é roteirista, editor de conteúdo e relações públicas. Também atuou como repórter de TV e rádio. É filiado à ABRAJI.

Participe do debate. Deixe seu comentário