Cleiton Roque destaca os avanços na saúde do Estado

Parlamentar ressaltou que muito já foi feito e a seriedade do atual governo mantêm o ritmo crescente de atendimentos

O deputado Cleiton Roque (PSB) disse durante a sessão ordinária desta quarta-feira (31) ressaltou os avanços na saúde estadual bem como o apoio que o Estado tem dado aos municípios, mantendo a rede de atendimento com números crescentes.

O parlamentar relatou a visita, na última semana, nos municípios de Espigão do Oeste, Cacoal e Pimenta Bueno, dos gestores da Secretaria Estadual de Saúde, que foram verificar o andamento de obras, entrega de equipamentos e destacou as parcerias com os municípios, em especial para os procedimentos ortopédicos.

Para Cleiton Roque, o governo do Estado precisa socorrer os pequenos municípios, que sofrem em realizar a manutenção de ações básicas, especialmente com a saúde.

Ressaltou o empenho da gestão Confúcio Moura (PMDB) e do secretário Williames Pimentel e que contra fatos não há argumentos. “Os números melhoraram. A demanda sempre será crescente, e que é preciso continuar crescendo, mas não se pode negar o crescimento de consultas, cirurgias e na semana passada a instalação da primeira unidade de ressonância magnética do interior”, argumentou.

Para comprovar a situação, destacou números como as consultas na Policlínica Osvaldo Cruz, na capital, que chegaram a 267.888; o número de leitos em 2010 que eram de 994 e em 2016 saltou para 1.567; internações em 2012 foram 34.115 e em 2016 mais de 61 mil. Doze mil cirurgias em 2012 e mais de 25 mil em 2016.

Além do atendimento considerado básico foram realizados 74 transplantes de córnea, 18 de rins e efetivados 35 transplantes hepáticos. “Os números comprovam a melhora no atendimento da saúde em Rondônia, não podemos negar e ainda muito será feito”, destacou Cleiton Roque.

Apartes

O deputado Lazinho da Fetagro (PT) defendeu mais recursos para a área de cirurgias ortopédicas para reduzir espera. Laerte Gomes (PSDB) ressaltou que a prioridade é a saúde e destacou o esforço que o secretário de saúde tem feito para manter o sistema funcionando.

O deputado Só na Bença (PMDB) reafirmou a melhora dos serviços médicos, mas ainda há falhas. O deputado Aélcio da TV (PP) destacou que o trânsito caótico afeta a saúde em todo o Brasil, pois é lá que aparece grande parte dos gastos em saúde pública. Também defendeu o incremento dos investimentos.

Anderson do Singeperon (PV) disse que a saúde é o primeiro tema quando se conversa com qualquer prefeito do Estado. Geraldo da Rondônia (PSC) parabenizou o parlamentar por levar o tema à discussão.

Anúncios
Painel Político, principal fonte de informações políticas de Rondônia. Com noticiário completo sobre economia, variedades e cultura.

Participe do debate. Deixe seu comentário