Quebra de decoro

O conceito de decoro parlamentar é a conduta individual exemplar que se espera ser adotada pelos políticos, representantes eleitos de sua sociedade. Ferem o decoro o uso de expressões que configuram crime contra a honra ou que incentivam sua prática; Abuso de poder; Recebimento de vantagens indevidas; Prática de ato irregular grave quando no desempenho de suas funções; Revelação do conteúdo de debates considerados secretos entre outros. sendo assim, quando uma pessoa pública pratica a corrupção ela esta ferindo o decoro parlamentar.

Esta semana

A Câmara de Porto Velho deve cassar o mandato de três vereadores, Jair Montes, Pastor Delso e Cabo Anjos. Os três, indistintamente, envolveram-se em ações ilícitas para alcançar o mandato, segundo relatório elaborado por comissão da Câmara. As acusações são de conhecimento geral e não vale a pena entrar no mérito da discussão. Mas ela abre um importante precedente que deve ser transferido também para a Assembleia Legislativa, conhecida por sua condescendência com os parlamentares envolvidos em pesados crimes.

Crime é crime

Independente da gravidade. Para político, a conduta tem que ser a mais correta possível. O que não costuma acontecer por essas bandas. Só a título de registro, em 2006, quando 23 dos 24 deputados estaduais foram acusados de roubar descaradamente dinheiro do Estado, ninguém foi cassado ou sequer foi punido pela Assembleia. O mesmo ocorreu em 2011, quando foram pegos com a boca na botija os deputados Jean Oliveira, Flávio Lemos, Ana da 8, Zequinha Araújo, Euclides Maciel, Epifânia Barbosa, Saulo da Renascer, além de Valter Araújo. Valter foi cassado porque estava foragido, do contrário, dificilmente perderia o mandato.

No caso da Câmara

A questão aparentemente está resolvida, mas ainda falta a Assembleia. A deputada Ana da 8, por exemplo, protagonizou aparições tanto na Termópilas quanto na Apocalipse. Decoro é uma palavra que ela desconhece. As provas reunidas contra os parlamentares da Termópilas são robustas, gravações, documentos, mensagens de texto e telefonemas comprovam que todos os oito, sem exceção, de alguma forma receberam algum tipo de benefício. A Assembleia deve essas cassações para a sociedade rondoniense.

Mau gosto

As “punições” aplicadas aos deputados envolvidos na Operação Termópilas podem ser consideradas brincadeiras de mau gosto. É importante a participação popular em sessões legislativas, pena que isso só ocorra após revelação de escândalos e mesmo assim, grande parte dos “manifestantes” são teleguiados por suplentes, de olho na vaga dos titulares. A população precisa participar e cobrar durante o ano todo, enquanto isso não acontecer, as coisas vão ficar exatamente como estão.

Podcast

Off-line

A brincadeira do governo em trocar vigilantes por câmeras está custando caro. Dezenas de equipamentos de informática estão sendo roubados das escolas e acredite, até mesmo as câmeras de vigilância. Algumas escolas estão contratando diretamente o serviço, que não está resolvendo nada.

Fuga

Na madrugada de sábado para domingo um grupo de seis presas fugiu do presídio feminino, situado ao lado do Pandinha, em Porto Velho. Elas usaram uma corda improvisada, feita com lençóis. Na fuga duas quebraram o pé e estão internadas no Hospital de Base Ary Pinheiro. Fugiram Debora Galloço Santos; Jéssica Layane da Silva Melo; Jucélia Andrade Miranda; Mara Márcia Lopes dos Santos. Estão internadas Catiane Nascimento Bentes e Lucimara Martins dos Santos.

Cortes

De acordo com o sindicato dos agentes penitenciários, está faltando combustível para as viaturas e no presídio feminino sequer tem rádio-comunicador. A Sejus por sua vez informou que “está havendo um controle maior sobre as despesas”.

Olha essa

Conforme revelamos na última coluna o governo não abriu licitação para reformar o prédio do Shopping Cidadão em Porto Velho, eles omitiram a informação principal, que o prédio vai ser reformado, mas pela Santo Antônio Energia com recursos do BNDES. Como se trata de fim de ano, a Santo Antônio informou que existem diversos trâmites burocráticos que precisam ser transpostos, portanto, a previsão para o início da reforma é lá para janeiro (pode contar a partir de março). O prazo para conclusão das obras é de oito meses, se levarmos em consideração alguns atrasos, podemos contar com o Shopping Cidadão lá para o fim de 2014.

Confiante

E ao que tudo indica, após apertar de todos os lados (às custas de acabar com serviços essenciais) o governo vai conseguir fechar a folha de pagamento de 2013. Ao menos é a previsão feita pelo próprio governo.

Novo desembargador

O Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia, durante sessão administrativa do Tribunal Pleno, ocorrida na manhã desta segunda-feira, 11, por maioria de votos, elegeu o juiz Valdecir Castellar Citon, como o novo desembargador do TJRO, por critério de merecimento. Figuraram também na lista tríplice os juízes José Torres Ferreira e José Antônio Robles.

Fale conosco

Pelos telefones (69) 3225-9979 ou 9363-1909. Também estamos no Facebook.com/painel.político e no Twitter (@painelpolitico). Caso prefira, envie correspondência para Rua da Platina, 4326, Conjunto Marechal Rondon.

Dois refrigerantes por dia são suficientes para danificar os rins

Apenas dois refrigerantes por dia são suficientes para trazer danos aos rins, dizem pesquisadores. Um estudo mostrou como o tipo de açúcar usado nestas bebidas aparentemente aumenta os níves de sal no sangue. Um segundo estudo mostrou também que este tipo de bebida faz com que os rins lutem muito para se livrar do excesso de proeteína no corpo. Uma das característica da falha nos rins é chamada de proteinúria – o aumento da excreção de proteína na urina. Ela foi encontrada nas pessoas que tomam refrigerantes duas vezes ao dia, de acordo com pesquisadores da Osaka University. Mais de 8 mil empregados da universidade participaram do experimento. Um terço deles nao tomaram bebidas gasosas; outro terço tomou uma por dia e um terceiro grupo tomou duas por dia. Em um espaço de apenas três dias, 10,7% do terceiro grupo desenvolveram a proteinúria, e 8,9% do segundo grupo também mostrou efeitos similares. O primeiro grupo mostrou sinais em apenas 8,4% das pessoas testadas. A frutose é utilizada para adocicar estas bebidas e os pesquisadores perceberam que ela aumenta a sensibilidade dos rins à angiotensina, proteína que regula o equilíbrio do sal. Isso significa que o sal é reabsorvido nos rins, o que pode conduzir doenças como diabetes, obesidade, insuficiência renal e hipertensão.

Anúncios
Alan Alex é jornalista, editor do site e da coluna Painel Político. Natural de Porto Velho foi criador e editor do site Portal364, trabalhou na redação dos jornais Diário da Amazônia, Folha de Rondônia, revista Painel Político, foi assessor de imprensa, é roteirista, editor de conteúdo e relações públicas. Também atuou como repórter de TV e rádio. É filiado à ABRAJI.

Participe do debate. Deixe seu comentário