Coluna – Hermínio viaja com comitiva para Recife, só não se sabe se foram com diárias

Olha essa

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, Hermínio Coelho viajou com a família para Recife na última quarta-feira no voo das 22 horas. Nada demais, exceto pelo fato de ter ido acompanhado do chefe de gabinete, secretária, seguranças e assessor de imprensa. O motivo da viagem? Ninguém sabe. Mas no Diário da Assembleia da semana que vem deve ter uma longa lista de justificativas e é claro, diárias.

Porém

Caso essas justificativas, se de fato a viagem foi oficial, não convencerem, o Ministério Público deverá apresentar denúncia por improbidade. Então assim, se a viagem foi a passeio, cada um pagando do seu bolso, sem problema, mas, se tiverem diárias ou passagens pagas pelo erário sem uma forte justificativa, a turma vai ter que se explicar.

Podcast

Falando em Hermínio

Uma pesquisa feita pelo PSD, apontou que o prefeito de Ouro Preto, Alex Testoni é o favorito dentro da legenda para disputar o governo. Os números batem com outra pesquisa de outra legenda que mostrou o crescimento de Testoni no Estado. Pelas inúmeras sondagens que vem sendo feitas em diversos municípios, existe uma tendência do eleitorado pelo novo. Com isso, a probabilidade de renovação em praticamente todos os setores políticos em 2014 é bem grande.

Malhação

Rumores de uma operação policial a ser executada pela Polícia Federal (mais uma) por essas bandas vem aumentando o movimento no Espaço Alternativo, em Porto Velho no período da manhã. Explico. Como a polícia costuma acordar a turma por volta das 6 horas, os mais, digamos assim, precavidos, saem de casa por volta de 4h40min. E segue para o Espaço, onde fica até por volta das 6h30min, tempo suficiente para saber se a polícia está ou não atrás dele.

Um aviso

A polícia já foi buscar gente no meio da caminhada, lá mesmo no Espaço Alternativo em operações anteriores. Portanto, ali não é o melhor lugar para estar nessas horas.

Falando em operações

O Ministério Público do Estado apresentou denúncia contra o ex-prefeito de Porto Velho Roberto Sobrinho, além de Mário Sérgio Leiras Teixeira (ex-presidente da Emdur), Sílvio Barroso (empresário), Klébson Luiz Lavor e Silva (ex-presidente da EMDUR), Sérgio Luis Pacífico (auditor fiscal), Boris Alexander Gonçalves de Souza (advogado), Hellen Virgínia da Silva Alves (agente administrativa da EMDUR), Joedina Dourado e Silva (ex-chefe de controle interno da EMDUR), Neidsônia Maria de Fátima Ferreira (assessora de Mário Sérgio), Ciro Ernesto Medeiro dos Santos (ex-membro da CPL da EMDUR) e Rômulo Rodrigues de Souza Filho (estagiário jurídico da EMDUR).

De acordo com o MP

Eram dois grupos que atuavam dentro da EMDUR, um chefiado por Mário Sérgio, responsável por fraudes em licitações que se apropriavam de recursos oriundos de convênios e outro chefiado pelo ex-prefeito Roberto Sobrinho, que comandava o chamado “núcleo financiador”, responsável por prover, por meio de vários repasses financeiros em convênios ilegais, os desvios promovidos por Mário Sérgio.

Ele sabia

Ainda segundo a denúncia, Roberto Sobrinho sabia de todas as irregularidades que ocorriam dentro da empresa, já que ele era presidente do Conselho de Administração da Emdur. O MP afirma que foram celebrados, por exemplo, 17 convênios entre janeiro de 2011 a agosto de 2012, entre a EMDUR e a prefeitura e não houve nenhuma prestação de contas efetiva por parte da empresa.

Denunciado no bolo

O empresário Silvio Barroso anda querendo saber porque apenas ele e sua empresa foram acusados. Segundo ele, todos os serviços contratados foram executados, mas diversas outras que atuaram no mesmo período não podem falar a mesma coisa.

Zerou

A partir da próxima segunda-feira, quem precisar ser atendido pelo Procon, vai ter que estar munido de paciência. Antes o órgão funcionava com 20 pessoas no Shopping Cidadão, mas 80% desse efetivo foi exonerado. O atendimento será feito por apenas 4, sendo que dois são diretores.

E agora?

Reportagem do Rondoniaovivo mostra que o deputado estadual Claudio Carvalho, ao contrário do que afirmava, de fato conhecia Fernando Braga Serrão, conhecido como “Fernando da Gata”. Imagens feitas pela Polícia Civil em 2012, mostram Carvalho na frente da casa de Fernando. Na época, Claudio era secretário de trânsito do município e estava na disputa pela indicação de seu partido (PT) para candidatar-se a prefeito. Na disputa interna, o grupo de Fátima Cleide levou a melhor e Claudio ficou com dívidas. A conta, segundo a polícia, teria sido paga com a nomeação da esposa de Fernando no gabinete de Cláudio.

Observação

Alguns leitores ficaram aborrecidos comigo (?) por causa da última coluna. Teve um inclusive que chegou a dizer que “minha esposa trabalha no governo com um ‘generoso’ CDS 16”. Bom, para começo de conversa não sou casado faz muito tempo e atualmente estou até sem namorada, portanto, sua afirmação não procede. E para encerrar essa conversa, não adianta ficar com raiva de mim por causa de pesquisas de opinião. Vivemos em uma democracia e as pessoas tem direito de votar em quem quiser, seja Cassol, Expedito ou até mesmo Confúcio, porque não? Então, por favor, se você não gosta dos nomes que estão à disposição da população, faz o seguinte, se candidata, vai para a rua, corre atrás. Ficar xingando a imprensa ou jornalistas não vai fazer com que o político deixe de se candidatar. E mais uma observação aos ‘críticos’ de plantão, não fosse pela imprensa, vocês sequer saberiam de escândalos envolvendo a classe política.

Fale conosco

Pelos telefones (69) 3225-9979 ou 9363-1909. Também estamos no Facebook.com/painel.político e no Twitter (@painelpolitico). Caso prefira, envie correspondência para Rua da Platina, 4326, Conjunto Marechal Rondon.

Tomar um refrigerante por dia não causa celulite

​Tomar refrigerantes causa celulite, estria e sobrepeso – será? Esse tipo de afirmação tão comum só é verdadeira se o consumo de refrigerantes for excessivo. “Ninguém fica com celulite ingerindo uma lata (350 ml) de refrigerante por dia”, afirma a nutróloga Socorro Giorelli. A especialista explica alguns pontos que preocupam, principalmente, o público feminino, sobre o consumo de refrigerantes, mas que são, na verdade, questões relativas à falta de equilíbrio alimentar e ao sedentarismo. “A celulite, por exemplo, não tem uma causa isolada. É um processo que tem como causas a ingestão calórica excessiva e desequilibrada, associada a predisposição genética, insuficiência vascular, inatividade física e outros motivos menos frequentes”, diz Socorro. “Se a pessoa for saudável, é errado dizer que ingerir refrigerante, mesmo em quantidades moderadas, pode causar danos à saúde. Para qualquer pessoa, o excesso é o principal inimigo”, explica a nutróloga. Segundo a especialista, a preocupação fundamental, apesar de óbvia, deve ser com a alimentação balanceada e com a prática de atividade física no dia a dia. E se a pessoa gosta de refrigerante, a bebida pode fazer parte de sua dieta de forma moderada.

Anúncios
Alan Alex é jornalista, editor do site e da coluna Painel Político. Natural de Porto Velho foi criador e editor do site Portal364, trabalhou na redação dos jornais Diário da Amazônia, Folha de Rondônia, revista Painel Político, foi assessor de imprensa, é roteirista, editor de conteúdo e relações públicas. Também atuou como repórter de TV e rádio. É filiado à ABRAJI.

Participe do debate. Deixe seu comentário