Conetur apresenta suas ações em reunião do Ministério do Turismo

O Conselho Empresarial do Turismo de Hospitalidade (Conetur) participou na manhã de quinta-feira, da 1ª Reunião da Política Federal do Ministério do Turismo em Relação às instâncias de Governanças Regionais nos Municípios do Mapa do Turismo Brasileiro, realizada pelo Governo de Rondônia, onde apresentou todo o trabalho que o conselho, vem realizando, pelo desenvolvimento do setor turístico do Estado. O evento contou com a participação do governador Daniel Pereira, do superintendente estadual de Turismo de Rondônia, Gerson Zanato, e da coordenadora-geral de Mapeamento e Gestão Territorial do Turismo, do Ministério do Turismo, Ana Carla Fernandes Moura, além de prefeitos da maioria dos municípios rondonienses, e representantes do Tribunal de Contas e Sebrae.

No evento, a palavra de ordem foi Governança, ou seja, se não houver a união de todos em prol de um projeto integrado como o turismo, não se chega a lugar nenhum. “Ações isoladas nunca chegam a lugar algum, pois, o turismo envolve uma gama muito grande de segmentos. Essas engrenagens precisam estar caminhando sempre no mesmo ritmo”, disse o governador Daniel Pereira, durante a abertura do evento. O Conetur foi representado pelo diretor da Fecomércio-RO, José Nilson de Oliveira, e os trabalhos do conselho apresentados pela Consultora da Presidência da Federação, Cileide de Macedo. Em sua explanação, a consultora falou sobre todo o trabalho que vem desenvolvido pelo Conetur, sob a presidência do empresário Raniery Coelho, pelo crescimento da viação regional, através da revitalização dos aeroportos, o alfandegamento de passageiros e cargas do aeroporto da capital, construção dos conectores para embarque e desembarque de passageiros do Jorge Teixeira e estruturas dos aeroportos.

A consultora dedicou um capítulo especial de sua apresentação ao Porto Velho Fishing, que vai transformar a cidade na capital nacional da pesca esportiva e toda a parceria em torno do projeto celebrada com o Governo do Estado, Prefeitura, Sebrae, Assembleia Legislativa, Sicoob, Consórcio Santo Antônio e Infraero, parabenizando cada um dos parceiros que tem trabalhado pelo crescimento do setor turístico no Estado. “O Conetur vem cumprindo, ao longo desses três anos, sua principal missão que é atuar como um Conselho consultivo de atuação sinérgica com as instituições componentes para o desenvolvimento do turismo no Estado. Isso na prática traduz-se na promoção do turismo em todo o Estado”, disse o diretor da Fecomércio-RO, José Nilson.

Ao final de sua apresentação, foi entregue à representante do Ministério do Turismo um brinde do Conetur e documentos contendo todos os trabalhos que o Conselho Empresarial vem realizando pelo turismo, bem como as demandas estruturais que o Estado necessita para o desenvolvimento do setor, que incluir desde a revitalização de pontos históricos, infraestrutura de aeroportos, redução do ICMS do querosene das aeronaves, acompanhamento da Lei 13.097 (que criou o Programa de Desenvolvimento da Aviação Regional (Pdar) e o projeto da Pesca Esportiva.

O evento teve ainda pela manhã, palestras sobre o Profaz – proferida pelo auditor de controle externo do Tribunal de Contas Marc Uilliam Ereira; Planejamento Estratégico – pelo economista da Sepog, Natan Oliveira Costa; Atividade Turística da Pesca Esportiva, pelo assessor da Setur, Jander Moro, e por último a Política Federal do Ministério do Turismo pela coordenadora Ana Carla Moura. O final do evento foi marcado por uma visita dos participantes, ao Memorial Jorge Teixeira, localizado na região do centro histórico de Porto Velho.

Deixe um comentário