Cooperativa vende queijos na Expovil e mostra força da agricultura familiar

Instalada num modesto box no pavilhão dedicado aos pequenos produtores rurais na Expovil, uma cooperativa que funciona há dois anos no distrito de Nova Conquista, a 60 km de Vilhena, mostra a força da agricultura familiar no Cone Sul.

O nome comprido (Cooperativa Agropecuária dos Produtores de Leite de Vilhena e região), resumido na sigla Cooaprovir, sustenta um sistema que beneficia mais de 100 pequenos sitiantes e cerca de 30 associados.

Funcionando há pouco mais de dois anos, a entidade usa um laticínio arrendado, pagando R$ 2 mil por mês ao dono, mas já tem planos de erguer sua própria indústria.

De acordo com o tesoureiro da Cooaprovir, João Marques da Silva, por enquanto, apenas três itens são produzidos com os 60 mil litros de leite beneficiados por mês: dois queijos (mussarela e “nozinho” cozido) e iogurte vendido em pequenos recipientes de plástico.

Já o presidente da instituição, Valdebrânio da Silva, que além de podutor rural, também é árbitro de futebol, revela outra vantagem oferecida aos associados: eles adquirem, via cooperativa, sal mineiral, rações e outros insumos, como calcário e adubo, por preços de 20% a 30% mais baixos.

As compras coletivas, aliadas o valor agregado ao leite, reforçam a renda das famílias e ajudam a mantê-las na área rural.

Anúncios
Painel Político, principal fonte de informações políticas de Rondônia. Com noticiário completo sobre economia, variedades e cultura.

Participe do debate. Deixe seu comentário