Curso prepara professores para atuar com alunos super dotados  em Ji-Paraná

Professores, orientadores e supervisores escolares iniciaram nesta quarta-feira (29) um curso de capacitação para identificar alunos com super dotação e altas habilidades, em Ji-Paraná (RO). Segundo a Secretaria Municipal de Educação (Semed), 42 profissionais se inscreveram para participar do curso, que segue até a próxima sexta-feira (31).

Maria Sueli Martins, uma das instrutoras do curso, trabalha em Vilhena (RO) e explica que o curso é dividido em etapas. “A primeira parte da capacitação é de identificação de alunos. Muitas vezes o estudante com altas habilidades e super dotação passa por bagunceiro ou desatento da sala. Quando na verdade ele precisa receber um conteúdo diferenciado”, diz.

A professora Maria do Socorro atua na sala de recursos da Escola Estadual Marechal Rondon em Ji-Paraná, participa da capacitação e já atende alunos com características de super dotação. “Aplicamos oficinas de robótica para alunos do 5º ao 9º ano e eles tiveram um aproveitamento maior em várias disciplinas. A montagem de robôs implica em estudar matemática, interpretação de texto, ciências e vários outros assuntos de uma só vez”, relata.

De acordo com a organização, a segunda etapa da capacitação vai abordar estratégias para motivar o aluno e como o professor pode atuar na sala de aula. “Muitas crianças superdotadas foram desperdiçadas. Uma criança com hiper habilidades não será 100% em tudo, mas precisa ter seu perfil entendido e sua habilidade natural aproveitada da melhor forma”, conclui Sueli.

Com informações do site G1

Anúncios
Alan Alex é jornalista, editor do site e da coluna Painel Político. Natural de Porto Velho foi criador e editor do site Portal364, trabalhou na redação dos jornais Diário da Amazônia, Folha de Rondônia, revista Painel Político, foi assessor de imprensa, é roteirista, editor de conteúdo e relações públicas. Também atuou como repórter de TV e rádio. É filiado à ABRAJI.

Participe do debate. Deixe seu comentário