Deputado Lebrão abandona região e prefeito de Costa Marques decreta falência da Saúde municipal

O prefeito Chico Território (PT), da cidade de Costa Marques, solicitou a presença dos veículos de comunicação na noite desta quarta-feira, 02/09, para dizer que a Saúde do município faliu, e pediu socorro às autoridades federais e estaduais.

Segundo o prefeito, naquele momento em que dava entrevista não havia nenhum médico atendendo na rede pública de Costa Marques.

Segundo o prefeito, o caos na saúde se arrasta há mais de dois anos no município, e há um ano ele declarou emergência e pediu ajuda às autoridades. Porém, ao invés de receber auxílio, recebeu mais multas e cobranças de antigas dívidas, herdadas da gestão anterior. Os 15% dos recursos municipais destinados à Saúde não cobrem as despesas, e os repasses federais vem com desconto de parcelamento de dívidas da gestão anterior.

Segundo o prefeito, o município de Costa Marques perdeu quase R$ 300 mil por mês na arrecadação só neste ano, e o prefeito já não sabe mais o que fazer, a não ser jogar a toalha e pedir ajuda. “Eu não sei o que fazer. Já tentei de tudo. Reduzi despesas, cortei salários e cargos, mas não consegui manter a Saúde”, lamentou Chico.

O fator que agrava a cada dia a situação caótica de Costa Marques, é o fato do município não conseguir as certidões negativas necessárias para receber repasses de novos recursos – consequência de dívidas herdadas do mandato anterior – sendo obrigado a sobreviver com a própria arrecadação. Diante deste agravante, até o pedido de socorro do prefeito pode não resolver o impasse.

DEPUTADO

Segundo informações de moradores da cidade, o que causa a maior repulsa nos munícipes, é a total falta de apoio que o Deputado Jose Euripedes Clemente, o Lebrão, tem dado ao município. Conhecido por ser o representante do povo da 429, na Assembleia Legislativa, até o momento Lebrão não fez qualquer pronunciamento sobre o caso.

Lebrão tem um imóvel residencial em São Francisco do Guaporé e três casas e dois barracões no Distrito de São Domingos do Guaporé, na cidade de Costa Marques, recebeu só em Costa Marques 2.325 votos, em 2014, para trabalhar pela região, conforme fonte do TSE.

No portal da Assembleia Legislativa, Lebrão foi vice-prefeito de Costa Marques (RO) e utiliza o lema como deputado estadual é: “Do povo para o povo” os Costa-Marquense estão  aguardando o representante do povo.

Painel Político, principal fonte de informações políticas de Rondônia. Com noticiário completo sobre economia, variedades e cultura.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *