A Rede Globo informa que vai mostrar, daqui a pouco no Jornal Hoje, que cópias do passaporte, da assinatura e de dados pessoais do presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), enviados pelas autoridades da Suíça à Procuradoria Geral da República (PGR) comprovam que o peemedebista mantinha contas bancárias secretas no país europeu. A TV Globo teve acesso com exclusividade à documentação encaminhada pelo Ministério Público suíço ao Brasil, no qual, além da reprodução do passaporte e do visto norte-americano de Cunha, constam nome completo, data de nascimento e o endereço dele em um condomínio de luxo na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro.

A assessoria de imprensa da presidência da Câmara informou que quem poderia falar sobre a denúncia era o advogado de Cunha, Antonio Fernando de Souza. A reportagem tentou contato com o criminalista, mas não havia conseguido localizá-lo até a última atualização desta reportagem.

Assinatura de Eduardo Cunha em conta na Suíça da Orion SP (Foto: Reprodução)Assinatura do presidente da Câmara na conta bancária registrada na Suíça em nome da offshore Orion SP. (Foto: Reprodução)

Os documentos enviados pelo MP da Suíça mostram o caminho do dinheiro supostamente repassado a contas bancárias atribuídas ao presidente da Câmara dos Deputados e familiares. No total, as supostas contas de Cunha na Suíça, indicam as investigações, receberam nos últimos anos depósitos de US$ 4.831.711,44 e 1.311.700 francos suíços, equivalentes a cerca de R$ 23,8 milhões, segundo a cotação desta sexta-feira (16).

Documento de banco suíço com endereço de Eduardo Cunha no Rio de Janeiro (Foto: Reprodução)Em uma das páginas dos documentos suíços, consta a data de nascimento do presidente da Câmara e o endereço da casa que ele mora com a família no Rio de Janeiro. (Foto: Reprodução)

Os investigadores dizem que os documentos pessoais de Eduardo Cunha enviados pelo procuradores suíços (cópias de passaporte, comprovantes de endereço no Rio de Janeiro e assinaturas) comprovam que ele era o beneficiário dessas contas.

Em uma das contas atribuídas ao peemedebista na Suíça, em nome da offshore Triumph SP, há uma cópia do passaporte de Cunha. Em um dos documentos, que autoriza investimentos vinculados à conta bancária, aparece uma assinatura que seria de Cunha, semelhante a registrada no passaporte dele.

Cadastro em banco suíço que indica Cunha como beneficiário de conta (Foto: Reprodução)Cadastro preenchido por funcionário do banco suíço indica Cunha como beneficiário de conta bancária no país europeu. (Foto: Reprodução)
Anúncios
Alan Alex é jornalista, editor do site e da coluna Painel Político. Natural de Porto Velho foi criador e editor do site Portal364, trabalhou na redação dos jornais Diário da Amazônia, Folha de Rondônia, revista Painel Político, foi assessor de imprensa, é roteirista, editor de conteúdo e relações públicas. Também atuou como repórter de TV e rádio. É filiado à ABRAJI.

Participe do debate. Deixe seu comentário