Empresa inglesa que desenvolveu a tecnologia, diz que ela pode ajudar a combater enchentes em áreas urbanas

O Topmix permeável é um novo tipo de concreto super-absorvente projetado para absorver cerca de 4.000 litros de água em apenas um minuto! Ruas pavimentadas com esse material dificilmente inundariam durante as tempestades. Lafarge Tarmac, a empresa inglesa que desenvolveu a tecnologia, diz que ela pode ajudar a combater enchentes em áreas urbanas, acabar com acidentes por aquaplanagens e [su_frame align=”right”] [/su_frame]também pode reduzir o aquecimento da pista em temperaturas altas.

A tecnologia não se resume apenas ao concreto poroso -como o título pode suscitar-, senão que conta com camadas extras abaixo do piso formando canais de drenagem que funcionam como piscinões, “durante estes períodos de tempestades, esta característica pode ajudar a retardar a descarga das águas da superfície para os cursos de água e sistemas de drenagem, reduzindo o risco de sobrecarregar os sistemas e causar enchentes”, revela a empresa. Ademais a água armazenada dentro dos canais, logo após a passagem das fortes chuvas de verão, evapora criando um efeito de arrefecimento e reduzindo a temperatura da superfície.

O próprio conceito de permeabilidade no concreto não é novo e já foi usado por pelo menos 60 anos debaixo da pavimentação para ajudar na drenagem, mas a empresa afirma que eles melhoraram a tecnologia para que possa ser usado como uma superfície superior capaz de suportar o peso de veículos pesados. O sistema, dizem eles, é ideal para grandes áreas de concreto, onde a água pode ser um problema, como parques de estacionamento ou calçadas. Não é adequado para uso em áreas com temperaturas extremamente baixas, porém, porque o concreto poderia ser danificado quando a água congela sob ele.

Alan Alex é jornalista, editor do site e da coluna Painel Político. Natural de Porto Velho foi criador e editor do site Portal364, trabalhou na redação dos jornais Diário da Amazônia, Folha de Rondônia, revista Painel Político, foi assessor de imprensa, é roteirista, editor de conteúdo e relações públicas. Também atuou como repórter de TV e rádio. É filiado à ABRAJI.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *