Segundo informações ainda não confirmadas, eles estariam fazendo uma “simulação”

O jornalista Alex Barbosa, repórter de rede da TV Centro América (afiliada da Rede Globo), foi detido no início da noite desta segunda-feira (12), por uma equipe do Gefron (Grupo Especial de Fronteira). De acordo com as informações preliminares, os militares abordaram o veículo em que ele estava e encontraram grande quantidade de pó branco (substância parecida com cocaína), envolto em papelotes.

Durante a ação, realizada na noite de hoje, foram detidos dois veículos que estavam na rodovia MT-070, na região de fronteira entre Cáceres e a Bolívia. Um homem, ainda não identificado e de naturalidade boliviana, era quem conduzia um dos veículos (Parati, de cor branca).

O boliviano relatou aos policiais que trabalha há muito tempo no Brasil e que conhece a região de fronteira muito bem.

Ainda conforme o que se apurou preliminarmente, o repórter da TV Centro América estaria fazendo uma reportagem sobre tráfico de drogas na região. A substância encontrada pelos policiais não seria cocaína.

Os policiais do Gefron fizeram o teste na substância encontrada com a equipe da TV Centro América e constataram que o produto é pó de giz. O repórter estaria fazendo uma reportagem para o Jornal Nacional, com a intenção de mostrar a fragilidade na fronteira do Brasil com países vizinhos. A intenção seria apresentar o vídeo e levar a suposta droga para o secretário de Segurança Pública, o que não foi confirmado.

PAINEL POLÍTICO acha que ou vazaram a pauta para a polícia ou foi um golpe de sorte daqueles que só acontecem uma vez.  A fiscalização de fronteira no Brasil é uma piada.

A Rede Globo de Comunicação informou na manhã desta terça-feira (13) que o Ministério Público Federal (MPF) em Cáceres (a 250 km de Cuiabá) havia sido informado quanto à produção de matéria jornalística enfocando a segurança da fronteira entre Brasil e Bolívia, que culminou na detenção de uma equipe de reportagem. Em nota veiculada na manhã de hoje durante a edição do jornal Bom Dia Mato Grosso a emissora divulgou o comunicado prévio feito ao MPF de Cáceres, assim como divulgou nota fiscal da aquisição de gesso em pó, material que foi usado pela reportagem na simulação.

Alan Alex é jornalista, editor do site e da coluna Painel Político. Natural de Porto Velho foi criador e editor do site Portal364, trabalhou na redação dos jornais Diário da Amazônia, Folha de Rondônia, revista Painel Político, foi assessor de imprensa, é roteirista, editor de conteúdo e relações públicas. Também atuou como repórter de TV e rádio. É filiado à ABRAJI.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *