Especialista que acertou todos os resultados das eleições desde 1984 afirma que Trump vai vencer

O pesquisador Allan Lichtman, da American University, se baseia em um sistema que avalia os candidatos por meio de 13 tópicos de verdadeiro ou falso

Ninguém parece saber ao certo quem vencerá as eleições americanas de 8 de novembro – exceto Allan Lichtman, professor da American University, em Washington. Apesar das pesquisas estarem favorecendo Hillary Clinton, o historiador garante que Donald Trump sairá vencedor. O método de previsão desenvolvido por ele acertou os últimos sete presidentes americanos.

Lichtman não se baseia em levantamentos de institutos de pesquisa, nem em sua própria opinião, mas em um sistema chamado “chaves para a Casa Branca”. A fórmula, explicada em seu livro Prevendo o próximo presidente, é composta por 13 afirmações que devem respondidas como verdadeiras ou falsas. Os tópicos incluem uma avaliação sobre o partido que atualmente está no poder, questões sobre a personalidade do candidato e pontos sobre o cenário político do país.

Apesar de garantir que Trump vencerá, Lichtman admitiu que as eleições deste ano podem ser as primeiras a mostrarem uma falha no sistema. “Donald Trump fez estas eleições serem as mais difíceis de prever deste 1984. Nós nunca vimos um candidato como ele e Trump pode quebrar padrões que a história mantém desde 1860”, disse em entrevista ao jornal The Washington Post.

Segundo Lichtman, o sistema trabalha, principalmente, com uma avaliação sobre o trabalho do partido no poder e os democratas não ranquearam muito bem em seu teste. Por outro lado, Trump tem um perfil extremamente polêmico, o que pode afastar alguns eleitores republicanos e mudar o curso da corrida eleitoral.

Anúncios
Painel Político, principal fonte de informações políticas de Rondônia. Com noticiário completo sobre economia, variedades e cultura.

Participe do debate. Deixe seu comentário