Estudiosos descobrem como bloquear a dor

Um estudo publicado na revista Brain promete avanços no controle da dor. Cientistas da Saint Louis University, nos Estados Unidos, descobriram uma maneira de bloquear a dor em animais — inclusive aquela gerada por agentes quimioterápicos e pelo câncer ósseo.

O trabalho conduzido por Daniela Salvemini, professora de ciências farmacológicas e fisiológicas, demonstrou que ativar um receptor no cérebro e na medula espinhal neutraliza a dor crônica em ratos. A ativação do receptor A3 previne ou reverte a dor que se desenvolve lentamente sem causar tolerância analgésica — o que acontece com o uso de remédios.

— A dor é um problema muito grande e causa sofrimento. Os tratamentos atuais são problemáticos porque causam efeitos colaterais intoleráveis, diminuiem a qualidade de vida e não são suficientes para acabar com a dor — avalia a médica.

O próximo passo, conforme os cientistas, é o teste com humanos.

Fonte: ZH

Anúncios
Alan Alex é jornalista, editor do site e da coluna Painel Político. Natural de Porto Velho foi criador e editor do site Portal364, trabalhou na redação dos jornais Diário da Amazônia, Folha de Rondônia, revista Painel Político, foi assessor de imprensa, é roteirista, editor de conteúdo e relações públicas. Também atuou como repórter de TV e rádio. É filiado à ABRAJI.

Participe do debate. Deixe seu comentário