Exposição de artista rondoniense ganha destaque no Zero Hora

Mostra “Histórias de Sonho”aconteceu em Porto Alegre

O artista plástico rondoniense Gregório Cemin foi destaque na edição do jornal Zero Hora desta semana por sua exposição “Histórias de Sonho”, que permanecerá no espaço Marquise 51 HUB Criativo, em Porto Alegre por mais duas semanas.

De acordo com o repórter cultural e crítico de cinema Roger Lerina, que assina a coluna Contracapa no jornal gaúcho, “Cemin apresenta trabalhos que misturam influências urbanas contemporâneas com referências arcaicas e arquetípicas, criando um universo de imagens ao mesmo tempo oníricas, aristocráticas e circenses”.

Já a artista gaúcha Sílvia do Canto, definiu, “Gregório Cemin extrai de sua formação em Artes Gráficas um olhar organizador dos espaços, um uso visual das palavras, mas é da sua origem multicultural, ao mesmo tempo urbana e tradicional, que vem seu imaginário. E se ele, por um lado, nos apresenta imagens que remetem a um mundo ao mesmo tempo aristocrático e onírico, arquetípico e incompleto, circense e místico, por outro, o faz usando elementos gráficos e jogos de cores que remetem à arte de rua e à propaganda, à maquiagem de teatro e à pop art. Imagens que brincam com a sobriedade dos formatos clássicos da representação acadêmica: o retrato, a paisagem e a natureza-morta. Soterrando e trazendo à tona, Gregório ergue as estruturas psicológicas dos caracteres que dão força à sua narrativa, que nos convidam a visitar seu mundo na exposição que inaugura a galeria do ateliê O Bestiário. Nesse jogo de representação, onde nem tudo é dado a conhecer, a mímesis não é uma duplicação platônica da presença, mas um corte. Um corte que abre o espaço de ficção, que cria pontes por onde entrar na sua narrativa e conhecer suas pequenas histórias de sonho.”

Veja algumas imagens da exposição:

Foto: Fabio Lautert / Divulgação
Foto: Fabio Lautert / Divulgação
Foto: Fabio Lautert / Divulgação
Foto: Fabio Lautert / Divulgação
Foto: Fabio Lautert / Divulgação
Foto: Fabio Lautert / Divulgação
Anúncios
Alan Alex é jornalista, editor do site e da coluna Painel Político. Natural de Porto Velho foi criador e editor do site Portal364, trabalhou na redação dos jornais Diário da Amazônia, Folha de Rondônia, revista Painel Político, foi assessor de imprensa, é roteirista, editor de conteúdo e relações públicas. Também atuou como repórter de TV e rádio. É filiado à ABRAJI.

Participe do debate. Deixe seu comentário