Família acusa polícia boliviana de sequestro e fecha pontes na fronteira

Sebastião Nascimento, de 33 anos, foi levado no último dia 11 de novembro.

A família do trabalhador rural Sebastião Nogueira do Nascimento, de 33 anos, denuncia que ele foi “sequestrado” pela polícia boliviana no último dia 11 de fevereiro no bairro José Hassem, em Epitaciolândia, no interior do Acre. De acordo com familiares, o homem foi levado para a cidade Cobija, que faz fronteira com o Brasil.

Há dias, como protesto, as duas pontes, que ligam o Acre à Bolívia, permanecem fechadas. A família diz que dormiu no local e continuou o protesto nesta quinta-feira (1). O G1 tentou por dois dias contato com o consulado da Bolívia que fica em Brasileia, mas não obteve retorno até a publicação desta reportagem.

A irmã de Nascimento, a dona de casa Dilma Nogueira, de 37 anos, diz que os policiais invadiram a casa e chegaram a efetuar disparos no local. Ela afirma que o caso foi denunciado à Polícia Federal (PF) e Ministério Público do Acre (MP-AC). “Bateram no meu pai e levaram meu irmão amordaçado. Não foi uma prisão, eles sequestraram”, conta.

Dilma fala que a família foi a uma audiência na cidade boliviana na manhã da quarta-feira (1°), mas nada ficou definido.

“Não apresentaram provas sobre algum delito que ele tenha cometido e o juiz também não se posicionou. Queremos que, se ele deve algo, que pague no Brasil, que ele seja devolvido”, ressalta.

Em protesto, parentes do trabalhador rural fecharam com pneus as duas pontas que ligam o Brasil à Bolívia – Ponte da Amizade em Epitaciolândia e Ponte Wilson Pinheiro em Brasileia – ainda na quarta. Eles pendem intervenção do governo brasileiro na resolução da questão.

“As pontes foram fechadas e vamos permanecer [com a manifestação] até resolver essa situação. Não pretendemos abrir e estamos esperando pelas autoridades. Nosso protesto é sobre um brasileiro que está preso na Bolívia”, finaliza.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *