A Fecomércio-RO apoia a integração regional no livro de Luiz Tourinho

Na Casa de Cultura Ivan Marrocos ocorre o lançamento do livro de Luiz Malheiros Tourinho “Brasil, um salto para o Pacífico. Um sonho realizado”

O Sistema Fecomércio/SESC/SENAC/IFPE juntamente com a empresa Alto Madeira Ltda, em comemoração ao centenário do jornal Alto Madeira promoveu na noite de quinta-feira, 20 de abril, o lançamento do livro “Brasil, um salto para o Pacífico – Um sonho realizado”, na Casa de Cultura Ivan Marrocos.

O presidente da Fecomércio-RO, Raniery Coelho, destacou o trabalho feito pelo ex-presidente Luiz Tourinho, que sempre acreditou no sonho de desenvolvimento comercial com os países andinos. Segundo Raniery, Luiz Tourinho terá seu nome sempre lembrado na história como um empresário visionário e que dedicou toda sua vida pelo sonho da integração comercial Brasil/Bolívia/Peru.

O livro de Tourinho, de fato, é uma versão revisada e atualizada de seu livro anterior “Brasil, Um salto para o Pacífico” lançado há 23 anos quando se pugnava por uma estrada, via Peru, para alcançar os portos de Arica, Iquique, Ilo e Matarani. Na ocasião foram realizadas com apoio da Fecomércio duas caravanas para demonstrar a viabilidade da estrada que, hoje, é uma realidade.

Porém, o que Tourinho mostra no seu livro é que, apesar da existência da estrada, a integração que se esperava entre o Brasil, especificamente entre Rondônia, e os países vizinhos ainda não aconteceu como se esperava por falta de acordos, entre os quais o de transporte, de infraestrutura alfandegária e até mesmo a falta do alfandegamento do Aeroporto Jorge Teixeira de Oliveira dificulta a realização de mais negócios ainda que os interesses dos empresários, notadamente peruanos e rondonienses, tenham se intensificado.

Também, nas linhas do escritor, é ressaltado o papel de agente de desenvolvimento da Fecomércio, que há mais de duas dezenas de anos vem empunhado a bandeira da integração. O jornalista também cita a ação da Federação, na parceria com a Infarero, no alfandegamento do aeroporto internacional de Porto Velho, e a busca pela construção da Ferrovia Biocêanica (Ferrovia da Soja), no trecho de 850 quilômetros entre Porto Velho e Sapezal (MT).

O livro de Luiz Tourinho é, portanto, um livro que não somente documenta e recupera a história, homenageando os nomes, como de Nabor Júnior, Jorge Teixeira, Valdir Raupp e tantos outros que defendem os interesses da região, como uma comprovação da larga visão do autor que, desde jovem, sempre teve os olhos voltados para o futuro e a compreensão de que o nosso desenvolvimento, inclusive brasileiro, passa, necessariamente, pela integração da América Latina.

Anúncios
Painel Político, principal fonte de informações políticas de Rondônia. Com noticiário completo sobre economia, variedades e cultura.

Participe do debate. Deixe seu comentário