FGTS dará dinheiro extra, mesmo em contas inativas sacadas

O FGTS deve dar dinheiro extra aos trabalhadores, mesmo a quem já sacou os recursos das contas inativas, mas é possível que ele não possa ser sacado de imediato. O benefício é resultado da aprovação de uma medida provisória na última semana que garantiu os pagamentos das inativas. A regra também prevê a distribuição de metade dos lucros obtidos pelo fundo no ano passado. Porém, o depósito deve acontecer além do prazo de saque das contas inativas.

No início do ano, o governo publicou uma medida provisória autorizando o saque, livremente, das contas do FGTS paradas desde 31 de dezembro de 2015. Sem essa regra, o dinheiro só poderia ser acessado em casos especiais, como demissão sem justa causa, aposentadoria, entre outros.

A regra prevê um calendário de pagamentos até julho, de acordo com a data de nascimento do trabalhador. Mas, como a MP não havia sido aprovada pelo Congresso, essa permissão especial perderia a validade em 1º de junho. Assim, ficariam de fora quem nasceu entre setembro e dezembro e quem ainda não havia sacado.

Na última terça feira, os parlamentares aprovaram a medida provisória, o que garantiu o prazo dos saques, e também uma alteração na remuneração do fundo. Com ela, metade dos lucros obtidos m 2016 pelo uso recursos do FGTS em obras de infraestrutura será distribuído aos trabalhadores. O valor será dado proporcionalmente ao saldo que cada conta tinha no dia 31 de dezembro. Assim, mesmo quem já retirou todo o dinheiro de suas contas neste ano receberá depósitos.

Ocorre que os recursos só virão após o fechamento do balanço do FGTS, que deve acontecer em agosto deste ano. Como a MP permite saques das contas inativas livremente apenas até 31 de julho, os valores presentes após essa data seguirão a regra original do FGTS.

Procurada pela reportagem, a Caixa, responsável pelo pagamento dos recursos, confirmou que, se não houver alteração de regra, os recursos extras não poderão ser sacados livremente.

Fonte: veja.com

Anúncios
Painel Político, é um blog de notícias de Rondônia, com informações sobre política regional, nacional, economia, jurídico e variedades. Siga-nos nas redes sociais, visite-nos diariamente e fique sempre bem informado.

Participe do debate. Deixe seu comentário