Fotógrafo mostra mulheres fazendo topless no meio da cidade

Durante 6 anos, o fotógrafo Jordan Matter conversou com mulheres de todos os tipos que topassem se deixar fotografar com o busto nu, algumas vezes de costas, pelas ruas de Nova York (para quem não sabe, lá não existe lei alguma que proiba mulheres de fazer topless nas ruas, apesar de não ser um hábito muito recorrente), e assim nasceu a série fotográfica Uncovered.

A ideia do projeto era fazer com que as mulheres confrontassem seus sentimentos de vergonha e inadequação diante da nudez parcial. Essa é uma iniciativa muito importante, já que vivemos em uma sociedade na qual os homens ainda têm total liberdade de andar nas ruas sem camisa, enquanto as mulheres em diversos países (inclusive aqui no Brasil) poderiam até ser detidas por circularem pelas ruas sem a parte de cima do vestuário. Por que essa diferença e discriminação ainda persiste? Seria somente por causa da diferença nos corpos masculinos e femininos? O fato das mulheres terem seios não deveria privá-las de poder exercer um direito que, no caso masculino, nem é trazido em pauta de tão natural, afinal, os seios foram feitos para alimentação da prole, e se passaram a serem vistos como algo sensual (ou sexual), foi por causa da imaginação humana.

O debate levantado é mais um motivo pelo qual adoramos esse ensaio – o outro, é que as fotos ficaram absolutamente incríveis. Veja algumas que selecionamos para você:

topless1

topless2

topless3

topless4

topless6

topless7

topless8

top1

O projeto deu em um livre chamado Uncovered, no qual as fotos são acompanhadas de depoimentos das mulheres diante da jornada pessoal de cada uma delas em direção à auto-aceitação.

top11

livro1

depo2

(Fonte: Hypeness)

Anúncios
Alan Alex é jornalista, editor do site e da coluna Painel Político. Natural de Porto Velho foi criador e editor do site Portal364, trabalhou na redação dos jornais Diário da Amazônia, Folha de Rondônia, revista Painel Político, foi assessor de imprensa, é roteirista, editor de conteúdo e relações públicas. Também atuou como repórter de TV e rádio. É filiado à ABRAJI.

Participe do debate. Deixe seu comentário